Política
TSE julga ação que pode cassar mandato de Jorge Seif
Recurso é da Coligação Bora Trabalhar, comandada pelo PSD
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa nesta quinta-feira (4) um recurso que pode cassar o mandato do senador catarinense Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico.
Trata-se de uma ação apresentada pela coligação “Bora Trabalhar” – formada pelo PSD, União Brasil e Patriota – contra Seif e seus suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, o empresário Luciano Hang, dono da Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.
A acusação é que os empresários teriam interferido na campanha eleitoral de 2022. A coligação pede a cassação e inelegibilidade da chapa.
Eis as principais práticas questionadas pelos partidos:
- uso da estrutura e equipe da Havan para a campanha;
- uso de um helicóptero cedido por empresário para ir a eventos de campanha;
- propaganda eleitoral financiada por Sindicato.
A ação foi rejeitada pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina em novembro de 2023. O Tribunal, por unanimidade, entendeu que não houve abuso de poder econômico pela chapa.
Em mensagem divulgada na terça-feira (2) em seu perfil no X (ex-Twitter), Seif diz acreditar em vitória no Tribunal Superior Eleitoral. Diz não haver irregularidade em sua campanha e nem provas que justifiquem a perda de mandato.
“Eu tenho um sentimento muito profundo de que não há outro resultado possível a não ser a manutenção deste mandato que vocês me deram, que não pertence a mim, mas a todos vocês. Não há nos autos provas ou ato ilegal da nossa campanha e por que não há provas? Porque não há irregularidade. Isso eu posso assegurar. Eu creio na Justiça”, declarou.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta: @radiojaragua
Face: /fmjaragua
Site: www.diariodajaragua.com.br