transito
Política

Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas

O parlamentar realizou reuniões com senadores e parlamentares para tratar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam do uso medicinal da cannabis e do ensino de segundo idioma estrangeiro nas escolas

16 Mai 2024 - 08h12Por Janici Demetrio
Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) cumpriu sua agenda em Brasília nesta terça-feira (14). O parlamentar realizou reuniões com senadores e parlamentares para tratar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam do uso medicinal da cannabis e do ensino de segundo idioma estrangeiro nas escolas

 Pela manhã, o Deputado se encontrou com o Senador Esperidião Amin (PP-SC) para discutir a proposta do governo federal que institui mudanças no "Novo Ensino Médio". A preocupação do parlamentar, que preside a frente parlamentar Santa Catarina-Itália, é a possibilidade de inclusão do espanhol como segunda língua obrigatória nas escolas.

 Para Dr. Vicente, a segunda língua deve ser oferecida respeitando as necessidades da comunidade escolar e a colonização de cada região ou município. Hoje, muitas escolas da rede pública estadual têm como segunda língua o alemão ou o italiano, por exemplo.

 A obrigatoriedade do ensino do espanhol já foi retirada do texto original do Executivo durante a tramitação e aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, que ocorreu em março deste ano.

"Queremos que o Senado mantenha isso, permitindo que o ensino do segundo idioma estrangeiro seja definido pela comunidade escolar."

 Dr. Vicente também participou da reunião da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal. Ele entregou aos senadores que integram o colegiado a Moção aprovada pelo legislativo catarinense, defendendo a manutenção na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional da opção de escolha regional para a segunda língua estrangeira a ser oferecida aos alunos.

Cannabis medicinal

Dr. Vicente também se encontrou com a Senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) para conhecer em detalhes o projeto apresentado pela senadora que regulamenta o uso medicinal da Cannabis no país (PL 5511/2023).

 "É necessário realizar um debate de alto nível sobre esse tema que afeta muitas pessoas e famílias. Nós estamos ao lado da sociedade e da classe médica para tentar definir essa questão e normatizar o uso medicinal da Cannabis ", explicou Dr. Vicente.

 O parlamentar catarinense é relator do projeto de lei em tramitação no Legislativo catarinense, na Comissão de Saúde, que torna obrigatório o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol (CBD) para o tratamento de condições médicas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Política

Obra na SC 108, em Guaramirim, será alvo de avaliação do Tribunal de Contas

TCE/SC faz levantamento em contratos e obras de infraestrutura no Estado que somam R$ 2,9 bilhões
Obra na SC 108, em Guaramirim, será alvo de avaliação do Tribunal de Contas
Política

Lunelli critica burocracia para liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes

Parlamentar também destacou a importância da obra de dragagem autorizada pelo governo do Estado em Rio do Sul 
Lunelli critica burocracia para liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes
Geral

Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos

Estado poderá direcionar R$ 23 bilhões para reconstrução
Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos
Política

Governo indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras

Ela substituirá Jean Paul Prates que pediu saída antecipada
Governo indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras
Ver mais de Política