maio amarelo
Política

Julgamento de pedido de cassação do senador Jorge Seif será retomado hoje

Sessão foi interrompida no dia 26 de outubro com dois votos favoráveis ao senador catarinense

07 Nov 2023 - 10h32Por Janici Demetrio
Julgamento de pedido de cassação do senador Jorge Seif será retomado hoje  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Após o pedido de vista coletiva, o julgamento do processo de cassação do senador catarinense Jorge Seif (PL) será retomado nesta terça-feira (7) no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União), atribui a prática ilícita de abuso de poder econômico ao senador Jorge Seif Junior e aos suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, além dos empresários Luciano Hang e Almir Manoel Atanázio dos Santos, então presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista/SC. A sessão plenária terá início às 17h. 

A análise do caso foi interrompida na sessão do dia 26 de outubro, com a votação em 2 votos a 0 contra a cassação do mandato do senador. O adiamento do julgamento foi determinado pelo presidente do TRE-SC, desembargador Alexandre d’Ivanenko, que atendeu a pedido de vista feito pelos juízes Willian Medeiros de Quadros, Jefferson Zanini, Sebastião Ogê Muniz e Ítalo Augusto Mosimann. 

Até o momento, votaram a relatora do processo, a corregedora regional e vice-presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e o juiz Otávio José Minatto.  Os magistrados entenderam que os fatos ocorridos durante a campanha eleitoral de Seif na disputa de 2022 não representaram abuso de poder econômico e, portanto, não deveriam causar a cassação da chapa e a consequente perda de mandato do senador bolsonarista de Santa Catarina. Ainda faltam cinco votos para a conclusão do julgamento da ação e dessa decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. 

O pedido de cassação de Seif foi apresentado pela coligação Bora Trabalhar, que reuniu os partidos PSD, União Brasil e Patriota na eleição de 2022. A acusação é de suposto abuso de poder econômico na disputa eleitoral do ano passado. A coligação derrotada questiona a cessão de um helicóptero por um empresário da construção civil, o suposto uso da estrutura da rede Havan na campanha de Seif, com interferência direta de Luciano Hang, e um suposto financiamento de propaganda eleitoral por parte de um sindicato patronal do setor calçadista, por participação em um evento.  

Conforme a legislação eleitoral, Em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos. Para definir quem ficaria com a cadeira de senador, no mandato que vai até 2030, o Estado precisaria ter novas eleições diretas. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Segurança

Nova rua no bairro Ilha da Figueira será liberada na sexta-feira (10)

A passagem liga as ruas Rinaldo Bogo e José Theodoro Ribeiro, logo após a saída da Ponte do Trabalhador
Nova rua no bairro Ilha da Figueira será liberada na sexta-feira (10)
Política

Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária na Alesc Itinerante de Blumenau. Projeto é de autoria do Deputado Delegado Egidio Ferrari
Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu
Política

Lunelli dá parecer favorável a projeto que amplia penalidades para quem maltratar animais 

Agora a matéria seguirá para tramitação da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal.
Lunelli dá parecer favorável a projeto que amplia penalidades para quem maltratar animais 
Política

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal
Ver mais de Política