secel
INTERNACIONAL

Polícia considera possibilidade de terrorismo em ataque na Holanda com 3 mortos

18 Mar 2019 - 15h04

Três pessoas morreram e nove ficaram feridas em um ataque a tiros nesta segunda-feira, 18, em um bonde elétrico na zona oeste da cidade de Utrecht, no centro da Holanda. Três vítimas estão em estado grave, segundo informações do prefeito Jan van Zanen. A polícia local considera a possibilidade de "motivações terroristas" e está em busca de um homem de 37 anos chamado Gökmen Tanis, nascido na Turquia, como principal suspeito.

Segundo testemunhas, um homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória e contínua. A polícia local indicou que ele fugiu após a ação, que aconteceu por volta das 10h45 (6h45 em Brasília), e está desaparecido.

O porta-voz da polícia de Utrecht, Joost Lanshage, afirmou que, até o momento, ninguém foi preso. Uma unidade antiterrorismo foi enviada à região.

As autoridades locais recomendaram que as escolas de Utrecht mantenham as portas fechadas, e elevaram o nível de ameaça terrorista ao mais alto para a região. A polícia holandesa está em "alerta máximo" para aeroportos e "prédios importantes" do país, e afirmou que ao menos uma pessoa pode ter fugido em um carro.

A segurança também foi reforçada nas mesquitas da cidade. Na sexta-feira 15, um australiano de 28 anos matou 50 pessoas em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, e transmitiu as ações ao vivo no Facebook. Antes dos atentados, ele escreveu um manifesto citando vários autores de ataques racistas ou de extrema direita.

Atirador em fuga

A polícia holandesa compartilhou em sua conta no Twitter uma imagem do principal suspeito dentro de um bonde vestindo um casaco azul.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que está "profundamente preocupado" com o incidente, e cancelou uma reunião que teria com partidos da coalizão.

O coordenador de contraterrorismo do país, Pieter-Jaap Aalbersberg, ressaltou que uma equipe de crise se reuniu para discutir a situação. "O culpado ainda está foragido. Uma motivação terrorista não está descartada", disse ele. "O ataque aconteceu em vários lugares. Há uma importante operação policial em curso para deter o agressor."

A polícia da Alemanha informou que aumentou a vigilância na fronteira com a Holanda e está à procura do atirador envolvido no ataque. De acordo com Heinrich Onstein, porta-voz da polícia federal no Estado fronteiriço de Renânia do Norte-Vestfália, mais policiais foram convocados para observar não apenas grandes rodovias, como também passagens menores, como rotas ferroviárias.

Inicialmente, as autoridades alemãs foram alertadas a procurar um Renault Clio, mas depois souberam que o veículo foi abandonado em Utrecht, cidade com 330 mil habitantes localizada a cerca de 40 km de Amsterdã. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo