secel
INTERNACIONAL

May desafia pressão para deixar cargo e tenta salvar Brexit

25 Mar 2019 - 08h01

A primeira-ministra Theresa May vem sendo pressionada a renunciar ou estabelecer uma data para deixar o cargo. Membros do Partido Conservador sinalizaram ontem que a saída da premiê poderia destravar a negociação para aprovar o Brexit no Parlamento. Ontem, o jornal The Sunday Times publicou que 11 ministros estão conspirando para derrubá-la.

Os boatos obrigaram os dois políticos conservadores mais cotados para o cargo de May a tentarem apagar o incêndio. "Mudar a primeira-ministra não vai ajudar. Mudar o partido no governo não vai ajudar", disse o ministro da Economia, Philip Hammond. "Eu estou 100% ao lado de May", garantiu o vice-premiê, David Lidington.
Ontem, May passou o dia reunida com colegas conservadores para recuperar o controle da bancada do partido. Negociando com ela estava a linha de frente dos eurocéticos, incluindo o influente Jacob Rees-Mogg e o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson.

O principal tema da discussão de ontem entre May e os eurocéticos era definir se há apoio suficiente no Parlamento para votar - pela terceira vez - o acordo de divórcio negociado entre a premie e a União Europeia. Bruxelas concedeu mais duas semanas de prazo para o Brexit, desde que os deputados britânicos aprovassem o acordo, rejeitado nas duas primeiras votações.

Se o Parlamento não aprovar o acordo, a UE estaria disposta a conceder mais tempo para o Reino Unido, desde que May apresentasse algum tipo de plano alternativo - que ela já declarou não ter. Por isso, as chances de um Brexit sem acordo aumentam a cada dia, o que representaria um duro golpe para a economia britânica. Em setembro, uma análise do Centre for European Reform indicou que o país vem perdendo US$ 650 milhões por semana com o processo de saída.

O restabelecimento de postos de fronteiras e fiscalizações sanitárias poderia causar uma crise de desabastecimento de remédios e alimentos. O novo regime tarifário, caso o Reino Unido saia sem acordo, prejudicaria as exportações britânicas. A França, por exemplo, compra sem imposto metade da produção de carne de cordeiro do país. Após o Brexit, a tarifa seria de 40%.

Manifestações

São detalhes como estes que levaram, no sábado, um milhão de pessoas às ruas de Londres para defender que o povo britânico seja consultado mais uma vez se deseja sair da UE. A maioria argumenta que este cenário caótico não foi mencionado no plebiscito de 2016.

Outra forma de pressão é uma petição online para revogar o Brexit, disponível no site do Parlamento, que ontem chegou a 5,3 milhões de assinaturas - batendo recorde de uma petição parlamentar. Embora não tenha caráter vinculante, o número é significativo porque já representa mais de 30% dos votos em favor da saída, em 2016. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo