Delivery Much
INTERNACIONAL

Cortizo se declara vencedor da eleição no Panamá

06 Mai 2019 - 11h15

O ex-ministro da oposição Laurentino Cortizo se proclamou ganhador das eleições presidenciais no Panamá, que ocorreram neste domingo, 5. "Eu me sinto muito feliz, se vencemos, vencemos. O que temos que fazer é unir forças como país", afirmou Cortizo.

Com 89% das urnas apuradas, Cortizo - um empresário pecuarista de 66 anos e candidato pelo Partido Revolucionário Democrático (PRD) - liderava com 32,9% dos votos, seguido do adversário Rómulo Roux - do Cambio Democrático, partido do ex-presidente Ricardo Martinelli, - com 31%, segundo o site do Tribunal Eleitoral. A diferença é de cerca de 35.000 votos a favor de Cortizo, nesta eleição de um turno.

Ricardo Lombana, cujo movimento independente entusiasmou muitos em meio à repulsa de escândalos de corrupção e tédio pela velha política, ficou para trás em terceiro lugar com 19,4%.

Roux anunciou que não reconhecerá nenhum resultado. Ele disse que tinha informações de irregularidades que afetaram sua candidatura. "Temos que garantir a proteção do processo eleitoral e da democracia. Neste momento (a eleição) está em dúvida", disse Roux sem fornecer provas e em meio a seguidores que gritaram "não à fraude".

Cortizo, por sua vez, disse aos repórteres ter certeza que venceu e aguardava a comunicação do Tribunal Eleitoral. Os magistrados não fizeram nenhum anúncio preliminar, como ocorreu em outras eleições. Se os resultados se confirmarem, Cortizo colocaria no poder o PRD, de tendência social democrata, pela terceira vez.

O partido perdeu as eleições de 2009 e 2014. A última vez que o partido governou o Panamá foi com Martin Torrijos, que exerceu mandato entre 2004 e 2009. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Ele pediu ainda o uso de máscaras em transportes entre os estados
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Saúde

Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio

Foram contratadas duas milhões de doses
Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã no Rio
Saúde

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta

Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
Ver mais de Mundo