secel
Variedades

História de Jaraguá do Sul movida por decretos

O município completa nesta quinta-feira (25), 143 anos de emancipação. A história da cidade é movida por diversos acontecimentos

25 Jul 2019 - 16h38Por Camila Silveira Rosa

Tranquilidade, geração de emprego, esporte, cultura e segurança. Essas são palavras que traduzem os 143 anos do município de Jaraguá do Sul, que foi eleita a cidade mais segura do Brasil e recebe grandes eventos anualmente como a Schützenfest e o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

A história de Jaraguá é movida por vários decretos

O município já pertenceu a União em 1889 durante a Proclamação Federativa da República, a São Francisco do Sul, Paraty (atual Araquari) e a Joinville, por isso, ainda se escuta em alguns lugares que Jaraguá é um bairro de Joinville. A cidade só de desvinculou da cidade vizinha, através do Decreto nº 565 de 26 de março de 1934, determinou que a emancipação política se daria no dia 8 de abril daquele ano. 

Devido a emancipação, o município denominou-se simplesmente Jaraguá, mas pelo fato de haver em Goiás uma cidade com o mesmo nome, Jaraguá do Sul para a ter o prefixo “do Sul”, com o decreto estadual nº 941 de 1943.

25 de julho

O dia 25 de julho foi escolhido para ser o aniversário da cidade, pelo fato de ser o dia do colono e da mesma ter sido colonizada por colonos. Lei nº 20 de 1951, fixou a data de colonização do município como 25 de julho.

Colonização

Em 1851, iniciou a colonização do Domínio Dona Francisca, tendo como limite o lado esquerdo do rio Itapocu. As terras eram pertencentes da Princesa Dona Francisca e do Príncipe de Joinville, porém vale ressaltar que os dois nunca pisaram em Joinville. 19 anos depois, através da Lei Federal nº 1904 instituía o Patrimônio Dotal da Princesa Isabel que se casou com o Conde d’Eu em 1864: terras devolutas a serem demarcadas em Santa Catarina – Grão-Pará (Orleans) e em Joinville.

Jaraguá economicamente

Jaraguá do Sul é uma das principais cidades de Santa Catarina com um dos principais parques fabris. São mais de mil indústrias de pequeno, médio e grande porte, com a fabricação de diversos produtos, principalmente dos setores de metalmecânica, malhas, confecções, móveis, gêneros alimentícios, essências, cosméticos, além de componentes eletrônicos e de informática.

Cultura, esporte e turismo

Com um dos melhores e mais equipados teatros do país, a Sociedade Cultura Artística (Scar), Jaraguá do Sul, proporciona ao seu visitante e morador grandes eventos como o Femusc, que há quase 15 anos movimenta o turismo no município.

Outro grande evento anual, é a Schützenfest, que acontece em novembro e reúne os clubes de tiro, família e visitantes que se divertam à base da culinária alemã e das danças típicas, além de claro, tomar um chopinho.

A cidade é privilegiada com o Moro Boa Vista que tem 923 metros de altura que tradicionalmente é utilizado por praticantes de parapente. Além disso, também há a igreja Chiesetta Alpina, que é um dos cartões-postais e atrai visitantes.

Daqui, já saíram grandes nomes do esporte. E talvez o mais conhecido seja o lateral-esquerdo Filipe Luis. O atleta é lateral da Seleção Brasileira, ex-lateral do Atlético de Madri, da Espanha, por onde jogou por oito anos e após 14 anos na Europa, retorna ao Brasil, onde joga pelo Flamengo. Ele está construindo um Centro Esportivo no município para ajudar a encaminhar meninos e meninas que tenham o sonho de jogar profissionalmente aos clubes.

Passaram por aqui grandes atletas no Futsal, como o Falcão que jogou pela Malwee. O time conquistou 47 títulos em dez anos, sendo quatro Ligas Nacionais, seis Taças Brasil, seis Libertadores, seis Catarinenses e quatro Superligas. Também há o Grêmio Esportivo Juventus, que completou neste ano 53 anos de fundação. O time está em ascensão no Campeonato Catarinense Série B, e tem chances de ir para a Série A no ano que vem.

Segurança de primeira qualidade

Quem mora em Jaraguá do Sul ou quem vem visitar um parente, amigo ou mesmo prestigiar um evento, pode sair com extrema tranquilidade pelas ruas. A cidade não tem altos índices de criminalidade e nem de homicídios. Os policiais efetivos no município, estão sempre em treinamento para melhor atender a população.

Rádio Jaraguá: Construindo história

A Rádio Jaraguá está presente na vida do jaraguaense há 71 anos relatando enchentes, grandes vitórias e grandes perdas. Recentemente, a emissora passou por uma mudança de estação: deixou de ser AM para virar FM. E só tem a agradecer o carinho da população que acredita na credibilidade da rádio.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades