vacina
Sinal vermelho

Após escândalo das carteiras de motorista taxa de reprovação sobe de 4% para 65% na região

Os números reforçam a suspeitas do MP de graves problemas na avaliação dos testes práticos feitos na região.

26 Dez 2018 - 09h26Por Ricardo Rabuske / Sérgio Luiz

 Subiu para 65% o número de reprovados nos testes práticos para tirar a carteira de motorista em Jaraguá e região. Essa é a primeira avaliação após vir à tona o escândalo que revelou que autoescolas pagavam propina para os alunos serem aprovados. Nesta quarta-feira (26) completa um mês que a “Operação Sinal Vermelho” foi deflagrada.

De acordo com o delegado regional, Adriano Spolaor, no início das avaliações o índice de reprovados chegou a 80%, na primeira semana. Para ele, a média mensal deve se estabilizar em torno de 40%. “Que é a média estadual”, diz.

Para Spolaor, os números comprovam as suspeitas de fraude na concessão do documento, pois alguns alunos foram reprovados por não saberem questões básicas. “A certeza da aprovação era tanta que as autoescolas nem se preocupavam mais em preparar adequadamente os futuros motoristas. E muitos foram reprovados por nãos saberem o básico”, afirma. Com a prisão do policial civil e examinador de trânsito Jonas Bonifácio de Souza, o serviço foi interrompido por 10 dias, agora dois novos profissionais fazem as avaliações na região.

Retomados os testes práticos no dia 6 de dezembro, já foram 255 pessoas avaliadas, destes apenas 89 foram aprovados, 65% de reprovação, Spolaor destaca que as autoescolas tiveram que se adaptar na forma de ensinar os alunos para aplicação correta dos testes práticos.

Antes do início das investigações que iniciou após denúncia anônima o percentual de reprovação era de apenas 4%. Em média, os envolvidos no pagamento da propina desembolsavam R$ 5,00 para cada exame prático.

No suposto esquema autoescolas pagavam para o examinador de trânsito facilitar a aprovação dos alunos, "a partir daí [da denúncia], a gente pediu um relatório do número de reprovações nos exames e viu que era muito baixo", afirmou o delegado.

Quatro autoescolas de Jaraguá do Sul, Sinal Verde, Lessmann, Piloto e Marquardt, permanecem com os serviços suspensos por tempo indeterminado, após determinação da corregedoria do departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Acreditasse que haja outros centros de formação de condutores envolvidos no esquema e que devem ser apontados até o final de janeiro de 2019.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Foragida da Justiça é presa após caso de violência doméstica em Jaraguá

Ela ainda desacatou os policiais e resistiu a prisão
Foragida da Justiça é presa após caso de violência doméstica em Jaraguá
Segurança

Adolescente é pego consumindo cocaína em Jaraguá

O caso aconteceu nesta segunda-feira
Adolescente é pego consumindo cocaína em Jaraguá
Política

Em um ano e meio, Santa Catarina tem 19 prefeitos investigados por suspeita de corrupção

O último prefeito preso foi Clézio José Fortunato de São João do Itaperiú, na 5ª Fase da Operação Mensageiro nesta segunda-feira (29)
Em um ano e meio, Santa Catarina tem 19 prefeitos investigados por suspeita de corrupção
Segurança

(FOTOS) Acidente na BR 116 deixa cinco mortos em SC

O acidente entre três automóveis aconteceu na noite deste domingo
(FOTOS) Acidente na BR 116 deixa cinco mortos em SC
Ver mais de Segurança