vacina
INTERNACIONAL

Senado dos EUA pressiona secretário de Justiça

02 Mai 2019 - 09h48Por Beatriz Bulla, correspondente

O secretário de Justiça dos EUA, William Barr, foi pressionado nesta quarta-feira, 1º, por congressistas americanos durante depoimento no Senado sobre a investigação que atingiu a campanha eleitoral do presidente Donald Trump. Desde que o conteúdo da investigação veio à tona, há pouco mais de dez dias, Barr tem passado pelo escrutínio dos congressistas e da opinião pública, questionado por ter tornado o caso menos grave para Trump do que o material sugere.

A investigação, que durou dois anos, foi conduzida pelo procurador especial Robert Mueller. Coube a Mueller entregar o material a Barr em relatório confidencial. Na sequência, Barr teve de fazer as revelações do caso e decidir se havia informação suficiente para processar o presidente.

Na terça-feira à noite, antes do depoimento de Barr ao Congresso, o jornal Washington Post revelou que Mueller enviou uma carta ao secretário de Justiça com reclamações no fim de março. O procurador considerou que o relatório enviado por Barr aos parlamentares sobre as conclusões da investigação "não capturou completamente o contexto, natureza e substância" do seu trabalho e deixou o público confuso sobre "aspectos críticos" da investigação.

Antes de o conteúdo da investigação ser tornado público, Barr escreveu um relatório de quatro páginas aos parlamentares no qual sustentou que Mueller indicou que não houve conspiração entre a campanha de Trump e os russos, em 2016. No mesmo texto, Barr escreveu que Mueller não indicou haver indícios suficientes que demonstrem suposta obstrução de justiça por parte de Trump.

Apesar do presidente comemorar o que considera sua inocência, a investigação completa aponta contatos entre seus assessores e agentes russos. O relatório também mostra manobras de Trump contra a investigação e aponta que ele só foi malsucedido em obstruir o caso porque seus assessores não cumpriram suas ordens. A divulgação dos achados de Mueller reacendeu o debate sobre o impeachment de Trump e as críticas da oposição.

Aos senadores, Barr negou que tenha distorcido as conclusões e qualificou a carta de Mueller como "desagradável". Ele justificou o envio do relatório prévio aos parlamentares como uma resposta a um "alto estado de agitação". Segundo ele, analistas sugeriam que o atraso na divulgação das conclusões poderia indicar que o presidente enfrentaria uma batalha legal e, por isso, decidiu que não deveria esperar semanas até a revelação das principais conclusões.

Barr informou nesta quarta, após responder a perguntas do Comitê de Justiça do Senado, que não comparecerá a um depoimento previsto para esta quinta-feira, 2, na Câmara - de maioria democrata. Membros da Comissão de Justiça da Câmara questionaram ontem a independência de Barr e reclamaram do fato de o secretário não ter revelado antes a carta escrita por Mueller com divergências sobre a condução do caso. Os democratas da Câmara também conseguiram aprovar a participação de advogados de ambas as partes no depoimento, para dirigir perguntas a Barr - algo a que o secretário de Justiça se opunha.

No depoimento aos senadores, Barr enfrentou nesta quarta perguntas duras sobre a ação de Trump. A uma parte delas, o secretário de Justiça justificou que seu trabalho se concentra na análise de atos criminosos - sugerindo que não caberia a ele fazer avaliações morais sobre atos praticados por Trump. Barr afirmou ainda que esse tipo de avaliação pode ser feita de maneira democrática, nas urnas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo