Dia internacional das Mulheres
INTERNACIONAL

Risco de Brexit sem acordo aumenta e é preciso que nos preparemos, diz UE

18 Fev 2019 - 11h17Por Gabriel Bueno da Costa

Comissário para Assuntos Econômicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici afirmou nesta segunda-feira que tem aumentado o risco de uma saída do Reino Unido do bloco, o Brexit, sem um acordo. Segundo ele, a Comissão Europeia e alfândegas dos países têm "trabalhado duro para estar prontos para introduzir checagens e controles de produtos entre a UE e o Reino Unido".

Moscovici disse em nota divulgada pela UE que a preparação é importante para proteger consumidores e o mercado interno. Segundo ele, é preciso que as empresas que fazem negócios com o Reino Unido se apressem para cumprir as regras alfandegárias logo depois da saída do país, prevista para 30 de março. "Não há tempo a perder e estamos aqui para ajudar com a campanha de informação", comentou.

A UE e o Reino Unido já negociaram um acordo para a saída do país do bloco, mas parlamentares britânicos têm se recusado a confirmar a iniciativa, com a intenção de renegociar alguns pontos, sobretudo o status futuro da fronteira entre as Irlandas. A premiê britânica, Theresa May, tem tentado retomar o diálogo, mas Bruxelas resiste e diz que não haverá nova oferta, o que aumenta a chance de uma saída sem acordo algum.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Dólar chega a R$ 5,55, mas fecha estável com notícias do exterior

Bolsa de valores sobe 1,35% e volta a superar os 112 mil pontos
Saúde

Senado aprova MP que autoriza crédito de R$ 2,5 bi para Covax Facility

A estimativa é que o Brasil obtenha 10,6 milhões de doses
Saúde

Pesquisadores desenvolvem máscara que inativa coronavírus

A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão
Saúde

Biden determina que estados priorizem vacinação de professores

Pediu ainda que os estados apliquem pelo menos uma dose de imunizante em cada educador até o fim de março.
Ver mais de Mundo