transito
INTERNACIONAL

Primeiro-ministro húngaro vira modelo contra globalismo

19 Mai 2019 - 11h26Por Rodrigo Turrer

O cerco de Viktor Orbán à Universidade Centro-Europeia (CEU) não foi um caso isolado. A Hungria tinha 11 das melhores universidades da Europa pós-comunista. Funcionários públicos ligados ao Fidesz, partido de Orbán, foram nomeados para assumir as universidades públicas, controlando-as com firmeza. O financiamento de pesquisas, antes determinado por um corpo independente de acadêmicos, é agora avaliado por um legislador ligado ao premiê. O governo estimula os alunos a denunciar professores com "visões e políticas excessivamente à esquerda".

Orbán também reduziu a idade em que termina a escolaridade obrigatória, de 18 para 16 anos, provocando um aumento de desistências do ensino médio. Livros didáticos e currículos, antes regidos pelos municípios, foram centralizados e agora seguem os ditames do governo. Livros didáticos foram alterados com elogios a Orbán.

"Orbán sonha em liquidar a intelligentsia que o critica, mas ele é um autocrata moderno: sabe que não precisa recorrer ao cassetete", afirma Péter Kréko, analista do Instituto Capital Político, de Budapeste. "Seu ataque à sociedade civil chega sob o disfarce de leis que subvertem as instituições que podem desafiar sua autoridade."

Foi o caso do Judiciário. No ano passado, o Parlamento aprovou a criação de um sistema judicial paralelo que cimenta o controle do Executivo sobre os magistrados. A criação do gabinete judicial nacional, com poderes extraordinários para nomear e promover juízes, entrará em vigor nos próximos 12 meses.

O sistema tratará de casos relacionados à administração pública, incluindo questões políticas sensíveis, como a lei eleitoral, casos de corrupção e o direito de manifestação. Antes, Orbán conseguiu a aprovação de uma reforma da Justiça, com a aposentadoria forçada de 30 juízes do Supremo, abrindo caminho para suas indicações. Após quase dez anos de Orbán, a Hungria é o único país da UE que não é definido como "democrático" pelo Índice de Democracia da revista The Economist.

A Liga Norte, partido de extrema direita liderado por Matteo Salvini, que faz parte do governo da Itália, é uma das muitas legendas europeias que se inspiram no modelo de Orbán. Em março, os dois líderes se encontraram. Apertando a mão de Salvini e referindo-se às eleições europeias, Orbán disse: "Estou convencido de que a UE precisa de uma aliança contra a imigração". Outro país é a Polônia, que assim como a Hungria recebeu sanções da União Europeia sob argumento de ter atentado contra preceitos democráticos. Hungria, Itália e Polônia estão na rota de visitas programada pelo presidente Jair Bolsonaro para este ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo