dengue 2
INTERNACIONAL

'O Brasil está junto com os Estados Unidos', diz Ernesto Araújo

19 Mar 2019 - 10h30Por Beatriz Bulla, correspondente, e Ricardo Leopoldo, enviado especial

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta segunda-feira, 18, que o melhor exemplo para o Brasil são os EUA, que podem ser grandes parceiros em várias áreas, inclusive comercial. "O Brasil está junto com os EUA. O principal exemplo dessa união é a Venezuela", disse o chanceler, que acompanha o presidente Jair Bolsonaro em visita a Washington.

Segundo Araújo, o país vizinho não tinha esperança de democracia até janeiro deste ano, com o reconhecimento de Juan Guaidó como líder político por diversos governos internacionais, incluindo Brasil e EUA. "Com Guaidó, a Venezuela tem esperança, mesmo sem instrumentos de poder", destacou.

Para o chanceler, os brasileiros querem mais cooperação com os EUA, o que pode resultar em investimentos no País. O ministro ressaltou que o Brasil quer "integração eficiente" com o Mercosul, com livre comércio e democracia, e não quer que o bloco econômico "seja contra os EUA", como, segundo ele, ocorreu em administrações anteriores. De acordo com Araújo, a nova parceria do Brasil com os EUA não significa "alterar" as relações que o País possui com a China.

Na avaliação do ministro, é natural o Brasil pleitear participação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pois a agenda econômica baseada em reforma da Previdência, privatizações, abertura comercial e investimentos em infraestrutura deve melhorar o grau de desenvolvimento do País.

O chanceler afirmou ainda que reformas no Brasil não tiveram sucesso porque não houve pressão do povo sobre políticos. Ele disse ainda que o País precisa de uma economia "aberta" e de uma "sociedade livre", e que reformas econômicas só podem ocorrer no Brasil com princípios conservadores.

Segundo ele, o País adotou posições ideológicas no passado, "o que não funciona". "O sistema não mudaria por si mesmo, somente o presidente Bolsonaro desafia o sistema", disse.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo