vacina
INTERNACIONAL

Estado Islâmico foi derrotado na Síria, dizem forças aliadas aos EUA

23 Mar 2019 - 13h00Por AE

As Forças Democráticas da Síria, grupo liderado por curdos com o apoio dos Estados Unidos, declararam neste sábado terem assumido o controle do último território do país sob domínio de militantes do Estado Islâmico, na vila de Baghouz, no leste sírio. O anúncio marca o fim da presença do califado na Síria.

No auge de seu domínio, o grupo extremista tinha chegou a controlar um terço dos territórios juntos de Síria e Iraque, o equivalente ao tamanho do Reino Unido. A área se estendia dos arredores da cidade de Alepo, no norte sírio, até a região próxima da capital iraquiana, Bagdá, e abrigava aproximadamente 8 milhões de pessoas.

Apesar do anúncio, o Estado Islâmico vem organizando uma insurgência, ainda de pequena escala, em áreas de onde foi expulso meses ou até anos atrás. Autoridades de defesa dos EUA alertaram que o grupo pode retornar à Síria em um ano se a pressão militar contra o terrorismo for aliviada. A insurgência poderia ganhar força também à medida que o presidente Donald Trump pressiona pela retirada planejada dos EUA da Síria.

Além disso, o Estado Islâmico estabeleceu ramificações na Ásia e na África, assim como continua ativo em países como Afeganistão, Líbia, Península do Sinai, no Egito, Iêmen e Filipinas.

A coalizão liderada pelos EUA lançou dezenas de milhares de bombas na Síria e no Iraque para ajudar seus aliados na retomada de áreas dominadas pelo grupo extremista, às vezes pulverizando quarteirões inteiros. Forças do governo sírio apoiadas pelo poder aéreo russo também lutaram contra o Estado Islâmico em algumas áreas.

A campanha aérea e terrestre de quatro anos contra o grupo matou ou feriu dezenas de milhares de pessoas, expulsou centenas de milhares de suas casas e deixou uma faixa de destruição que se estende dos subúrbios de Damasco ao centro do Iraque. O número de mortos é incerto. Em um relatório divulgado no ano passado, a coalizão coordenada pelos EUA confirmou a morte de 1.139 civis em ataques aéreos entre agosto de 2014 e novembro de 2018, mas grupos de direitos humanos dizem que o número é muito maior. Uma investigação da Associated Press revelou que pelo menos 9 mil civis morreram apenas no assalto para retomar a cidade de Mosul, a segunda maior do Iraque.

Outra sequela da presença do grupo nas localidades são as armadilhas e explosivos deixados para trás por militantes, que ainda não foram desativados. O Iraque estima que precisará de US$ 100 bilhões para sua reconstrução, enquanto líderes locais de Mosul afirmam que este valor seria suficiente apenas para sua cidade. Fonte: Associated Press.

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo