Dia internacional das Mulheres
INTERNACIONAL

Câmara solicita documentos a mais de 80 pessoas em investigação sobre Trump

04 Mar 2019 - 15h02Por AE

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos lançou uma nova e abrangente investigação sobre obstrução de justiça, corrupção e abuso de poder pelo presidente dos EUA, Donald Trump, suas empresas e pela Casa Branca. O comitê está enviando solicitações de documentos para 81 pessoas ligadas ao presidente e seus associados.

A investigação ampla pode abrir caminho para o impeachment, embora líderes democratas tenham prometido investigar todas as vias e revisar o relatório do conselho especial de Robert Mueller sobre a suposta interferência da Rússia na eleição presidencial norte-americana antes de tomar medidas drásticas.

O presidente do Comitê Judiciário da Câmara, o deputado Jerrold Nadler, disse que os pedidos de documentos de segunda-feira são uma maneira de "começar a construir o registro público" e que o comitê tem a responsabilidade de investigar.

A Casa Branca confirmou ter recebido carta do Comitê Judiciário da Câmara solicitando documentos relacionados à administração Trump e à família e aos negócios do presidente como parte de uma investigação sobre a Rússia. A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o escritório do conselho da Casa Branca e autoridades competentes revisarão a carta e responderão no momento apropriado.

Nadler afirmou ainda que o painel quer revisar documentos do Departamento de Justiça, do filho do presidente, Donald Trump Jr., e do diretor financeiro da Organização Trump, Allen Weisselberg. Ele disse que o ex-chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, e o ex-conselheiro da Casa Branca, Don McGahn, também são alvos da investigação. Questionado se acredita que Trump obstruiu a justiça, Nadler respondeu que sim. Fonte: Associated Press.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Biden determina que estados priorizem vacinação de professores

Pediu ainda que os estados apliquem pelo menos uma dose de imunizante em cada educador até o fim de março.
Economia

Preços de gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias

Litro da gasolina ficou R$ 0,12 mais caro (4,8%)
Preços de gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias
Economia

Dólar fecha praticamente estável a R$ 5,60

Bolsa encerra segunda-feira com pequena alta
Esportes

Flamengo é campeão brasileiro

Rubro-Negro perde de 2 a 1, mas garante oitavo título da história
Flamengo é campeão brasileiro
Ver mais de Mundo