transito
Dia do Trabalhador

Você sabe como surgiu o 1º de maio e qual a importância dele?

O Dia do Trabalhador é um dia para olharmos e nos orgulharmos, pois ele gera renda que gera receita e faz o país crescer e se desenvolver

01 Mai 2019 - 11h00Por Camila Silveira Rosa

O tempo hoje colaborou para dormir até mais tarde, para confundir o café da manhã com o almoço e para não fazer nada além de ficar de preguiça. Mas pera aí: hoje é sábado? Nada disso. Hoje é quarta-feira, mas tem feriado!

Hoje é um daqueles dias para refletirmos e admirarmos as profissões, pois todas elas são importantes. O professor que ensina, o pedreiro que constrói a casa que foi projetada pelo engenheiro e o arquiteto que faz a decoração. O enfermeiro e o médico que não descansam – mesmo hoje que é feriado, eles não param – e os jornalistas que sempre te mantém atualizados. Os padeiros e cozinheiros que fazem aquelas comidas deliciosas. Enfim, hoje é dia de todo mundo que de alguma maneira contribuiu para um país melhor.

O Dia do Trabalhador é um dia para olharmos e nos orgulharmos, pois ele gera renda que gera receita e faz o país crescer e se desenvolver.

Como surgiu o 1º de maio?

O Dia do Trabalho ou do Trabalhador, comemorado hoje no Brasil e em várias partes do mundo, foi instituído em homenagem a uma greve que reuniu cerca de 500 mil trabalhadores de uma empresa de Chicago, nos Estados Unidos, onde funcionários buscavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

No dia 4 de maio de 1886, ou seja, dois dias depois da primeira greve, ocorreu outra manifestação na mesma cidade que acabou com a morte de policiais e protestantes. O evento ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

Revolta de Haymarket - Foto: Divulgação

Após três anos, em 1889, mesmo ano que aconteceria a Proclamação da República Federativa do Brasil, o Congresso Operário Internacional Socialista realizado em Paris, na França, adotou a organização anual de manifestações operárias por todo o mundo, em homenagem às lutas sindicais de Chicago, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.  

Um ano depois, trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália, Suíça, Estados Unidos e Grã-Bretanha, fizeram greve geral nas ruas para mostrar o apoio à causa trabalhista. O dia passou a se chamar de “Dia do Trabalhador” e passou a mostrar a força e o poder de organização dos trabalhadores no âmbito internacional.

No Brasil

Quando os imigrantes desembarcaram no Brasil, as ideias revolucionárias, os princípios organizacionais e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917, aconteceu a Greve Geral que parou a indústria e o comércio brasileiro fortalecendo a classe trabalhadora.

No dia 26 de setembro de 1924, o dia 1º de maio foi considerado feriado nacional pelo presidente Arthur da Silva Bernardes, após decreto nº 4.859. Mesmo após ser decretado feriado, a data era considerada de protestos operários até o início da Era Vargas.

Getúlio Vargas em um de seus discursos - Foto: Divulgação / Arquivo Histórico Nacional

Entre as décadas de 1930 e 1940, Getúlio Vargas passou a usar a data para fazer propaganda trabalhista, habitualmente passou a escolher a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, fazendo com que o dia não seja mais caracterizado como dia de protestos e sim comemorado com desfiles e festas. O salário mínimo foi instituído no dia 1º de maio de 1940.

Fatos importantes da história que aconteceram no dia 1º de maio

- Em 1500, Pedro Álvares Cabral tomou posse da Ilha de Vera Cruz, atual Brasil, em nome do Rei de Portugal;

- Em 1707, passou a vigorar o Tratado de União que transformou os reinos da Inglaterra e da Escócia em Reino Unido;

- Em 1786, a ópera “As Bodas de Fígaro” de Amadeus Mozart, estreou em Viena, na Áustria;

- A abolição da escravatura nas colônias inglesas, aconteceu em 1834

- Em 1994, morreu o piloto brasileiro Ayrton Senna, no Grande Prêmio de San Marino, no circuito de Ímola, na Itália;

- A União Europeia cresceu com a entrada de mais de dez países (República Checa, Hungria, Chipre, Eslováquia, Polônia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia e Malta), em 2004;

- Em 2011, aconteceu a beatificação do Papa João Paulo II. No mesmo dia, o ex-presidente americano Barack Obama disse “We got him”, referindo-se à captura e morte de Osama Bin Laden, em uma operação realizada no Paquistão.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral