schtuzen frente
Fórmula 1

25 anos da morte de Ayrton Senna

A corrida acontecia no circuito de Ímola, na Itália, quando o acidente aconteceu. Senna disse que iria homenagear o austríaco Ratzenberger que morrerá no dia anterior

01 Mai 2019 - 17h20Por Camila Silveira Rosa

Hoje é um daqueles dias para ficar em casa com os pés para cima, sem fazer nada, curtindo a folga do dia 1º de maio e claro, aproveitar com a família. Mas há 25 anos, quando começava o “pam pam pam”, as famílias paravam em frente à televisão, pois a corrida iria começar. Porém, o dia de hoje era de tristeza e comoção para os brasileiros, especialmente para os amantes de Fórmula 1, como o piloto Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Ayrton Senna do Brasil, como começou a ser chamado pelo Galvão Bueno.

Neste dia, por volta das 14h17, quando os pilotos iniciavam a sétima volta do Grande Prêmio de San Marino, um grave acidente na curva Tamburello resultou na morte do tricampeão de F-1, de apenas 34 anos. 

Aquela corrida no circuito de Ímola, na Itália, era a terceira etapa de uma temporada que Senna não ia nada bem. O jovem piloto não havia conquistado pontos no campeonato e Michael Schumacher, que era novato, disparava com duas vitórias.

Segundo jornais da época e o próprio documentário de Senna, antes de entrar na pista, o piloto havia pedido uma bandeira da Áustria, pois ele disse que iria ganhar a corrida e iria homenagear Roland Ratzenberger, que morreu no dia anterior durante os treinos. Na sexta-feira, no dia 29 de abril de 1994, outro piloto, Rubens Barrichello sofreu um grave acidente também durante os treinos.

Senna estava dirigindo a 216 km/ horas e a batida não foi frontal. A roda direita ficou prensada entre o muro e o carro e isso causou a quebra do braço da suspensão que acabou entrando pela viseira do capacete perfurando o crânio e atingindo o cérebro. Senna não havia quebrado nenhum osso.

O mundo acompanhava ao vivo a corrida e os bombeiros demoraram cerca de 20 segundos para chegar no local, pois a curva era longe da entrada dos boxes. A ambulância levou dois minutos e, segundo relatos de jornalistas da época e de especialistas em segurança de corridas, esse é um tempo muito longo. Até o momento, Senna mexia o pescoço e ao ser retirado do veículo, foi necessário fazer uma traqueostomia para que pudesse respirar. Depois de 15 minutos, ele foi levado de helicóptero para o hospital Maggiore, em Bolonha e morreu 40 minutos após ser internado.

A pista

Pista de Ímola, na Itália -Foto: Reprodução

A pista de Ímola tinha muitas ondulações e os carros ficavam instáveis e sujeitos a derraparem. E a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), havia proibido tecnologias que davam vantagem à escudeira azul e branco, e a Willians (nova equipe de Senna) estava se adaptando à proibição do uso do sistema de suspensão eletrônica.

Outros acidentes

Na curva da morte como é conhecida a Tamburello, outros acidentes já haviam acontecido. Em 1987, Nelson Piquet bateu no mesmo ponto a 280km/h por causa de um pneu furado. Depois anos depois, o piloto e amigo de Senna, Gerhard Berger, colidiu e incendiou a Ferrari. Após o acidente do piloto brasileiro, a curva virou uma sequência de baixa velocidade.

Sobre Ayrton Senna

Senna iniciou a carreira aos 13 anos, competindo nas provas de kart e foi campeão sul-americano. Em 1981, ingressou na Fórmula Ford, onde acumulou títulos e dois anos depois, foi campeão de Fórmula-3.

Aos 24 anos, o piloto começou a competir na Fórmula 1. Em dez anos, foram 41 vitórias e três campeonatos mundiais – 1988, 1990 e 1911 -, todos pela McLaren. Em 1994, o piloto disputava pela primeira vez pela equipe da Williams. Senna deixou um legado de humildade e carisma.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá elimina Joinville e avança à semifinal da LNF

Os gols da vitória foram marcados por Bruninho, Marcênio, Eka e pelo goleiro Nicolas. Ernani descontou para o Joinville.
Jaraguá elimina Joinville e avança à semifinal da LNF
Esportes

Jaraguá decide classificação à semifinal da LNF em clássico na Arena neste domingo (9)

Após vencer a primeira partida em Joinville, o Aurinegro tem a vantagem do empate no duelo decisivo
Jaraguá decide classificação à semifinal da LNF em clássico na Arena neste domingo (9)
Esportes

Jaraguá vence em Joinville no primeiro clássico das quartas de final da LNF

Com o resultado, o time jaraguaense tem a vantagem do empate no jogo de volta, marcado para domingo (9), às 16h, na Arena.
Jaraguá vence em Joinville no primeiro clássico das quartas de final da LNF
Esportes

Jaraguá Futsal visita o Joinville no primeiro jogo das quartas de final da Liga Nacional

Jaraguá e JEC já se enfrentaram cinco vezes na atual temporada. Foram duas vitórias para cada lado e um empate até aqui
Jaraguá Futsal visita o Joinville no primeiro jogo das quartas de final da Liga Nacional
Ver mais de Esportes