dengue
"Sem exceção"

Mãe reclama por filha ficar sem transporte escolar

Secretário de educação, Rogério Jung, ressalta que é preciso cumprir a lei

14 Fev 2019 - 06h00Por Sérgio Luiz

A dona de casa Gislaine da Silva está muito preocupada em como fará para levar a filha de 6 anos para a escola. A criança frequenta a escola Max Schubert e a partir deste ano, não poderá mais utilizar o transporte público, pois a casa da família – que mora na continuação da rua Expedicionário Ewaldo Schwarz, perto do Clube dos Viajantes no bairro amizade, que fica a 2,6 quilômetros da escola, distância abaixo dos três quilômetros estabelecidos na Lei. 

A indignação de Gislaine é porque o ônibus que transporta cerca de seis crianças acima de onde ela mora, passa em frente à sua casa todos os dias. Ela disse que foi buscar a explicação para isso junto a secretaria de educação.

O secretário de educação, Rogério Jung, disse entender a preocupação dos pais, porém, ressalta que é preciso cumprir a lei e que todos estão devidamente informados sobre os procedimentos. 

O que a lei diz

Conforme apurado pela Rádio Jaraguá, a lei que o secretário comenta, de âmbito municipal, é a de nº 4150/2006, que você pode conferir na íntegra CLICANDO AQUI.

A lei municipal diz em seu Art. 2º, inciso II, que serão beneficiários do Programa Transporte Escolar do Município os estudantes que "residam a uma distância superior a 03 (três) quilômetros da Unidade Escolar Municipal que frequentam".

A Câmara Municipal de Vereadores votou, no ano passado, o Projeto de Lei nº 45/2018, que alteraria a Lei Municipal n° 4150/2006, retirando a exigência de as crianças beneficiadas pelo Programa de Transporte Escolar Municipal residirem, no mínimo, a três quilômetros de distância da escola onde estudam e ampliando o benefício a todos que estejam cursando do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Você pode conferir o projeto de lei e seu trâmite na íntegra CLICANDO AQUI.

Porém o projeto teve veto total do prefeito Antídio Lunelli, tendo como principal argumento o alto custo que despenderia por aluno. Segundo dados de 2017, apresentados pela Secretaria Municipal de Educação, se paga, diariamente, R$ 8,47 (Oito reais e quarenta e sete centavos) por aluno, nas 26 (vinte e seis) linhas de transporte escolar.

Segundo informações da pedagoga Camila Moreira, o Estado e Município são solidariamente responsáveis pelo acesso e permanência no ensino fundamental:

Sobre a oferta de transporte escolar, e diante da ausência de lei que especifique a distância mínima a partir da qual o transporte deve ser oferecido, entendemos, com base em decisões judiciais, que o Transporte Escolar deverá ser fornecido aos alunos quando a distância entre a residência e a escola ou entre àquela e o ponto de embarque/desembarque do transporte escolar for superior a 2 Km de distância, independentemente de residirem na zona urbana ou rural. Antes desse limite, é responsabilidade dos pais levar o aluno até a escola ou até o ponto de embarque do transporte escolar, ou buscá-lo, visto que a obrigação é solidária.

A Rádio Jaraguá está entrando em contato com vereadores e prefeitura para atualizar mais informações sobre o assunto!


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação