Trânsito
SC-108 pode ter duas pistas liberadas nesta terça-feira em Guaramirim
Há dois meses parte do asfalto rompeu e atingiu casas que ficam embaixo da rodovia
A SC-108 pode ter duas pistas liberadas para o trânsito a partir desta terça-feira em Guaramirim. A rodovia está interditada há dois meses após um deslizamento que atingiu a Vila Freitas. A avalanche de terra e lama caiu sobre 68 casas que ficam embaixo da estrada - pelo menos dez delas foram diretamente atingidas.
Segundo a superintendente do Deinfra na região Norte, Andreia Teixeira, ainda será necessário fazer a pintura das pistas e sinalizar o local para liberar a passagem dos motoristas. A desinterdição poderá ser adiada caso chova e o órgão não possa realizar a sinalização.
Serão liberadas duas pistas da rodovia - uma em cada sentido. Apenas a pista que sofreu o deslizamento continuará interditada até a conclusão das obras. A decisão de liberar a passagem dos veículos foi tomada após uma visita de Andreia e outro dois engenheiros do Deinfra ao local.
As obras para recuperar o trecho da SC-108 que sofreu o deslizamento ainda não tiveram início. A superintendente do Deinfra terá uma reunião com o secretário estadual de infraestrutura nesta quarta-feira para saber se já há uma previsão para o começo da intervenção na rodovia.
Para a liberação da área, há duas frentes de trabalho: uma de estudo de recuperação da Vila Freitas e do Morro do Schimidt, coordenada pela Defesa Civil, com solicitação de R$ 3.315.000,00 para a diretoria nacional do órgão; e outra demanda, absorvida pela prefeitura, de limpeza das canaletas e da vegetação para recompor o local, evitando que novos deslizamento sejam registrados.
A rodovia estadual é uma das principais vias que liga Guaramirim a Blumenau e por onde escoa parte da produção do município. De acordo com estimativa da prefeitura, aproximadamente 15 mil veículos passam pela estrada diariamente. Desde 18 de fevereiro, o trânsito foi desviado para a rua Esídio Carlos Peixer.
A cidade decretou a situação de emergência, em 18 de fevereiro. O documento foi reconhecido pela Defesa Civil estadual três dias depois, mas ainda precisa da análise federal. Após a homologação, será possível a postergação de impostos e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos.
Fonte: NSC Total
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Segurança
Motorista embriagado causa acidente com três veículos e fere mulher em Jaraguá do Sul
Mulher descia do carro quando foi atingida por veículo desgovernado

Segurança
Sepultado menino que morreu atropelado em Schroeder
Corpo de Arthur Szimanczuk Veiga foi sepultado no Cemitério Bom Jesus, neste domingo

Segurança
Motorista perde o controle e tomba carro em frente à Igreja Matriz no Centro de Jaraguá do Sul
O veículo foi removido ao pátio por não apresentar condições de circulação

Segurança
Mulher fica gravemente ferida após ser espancada pelo marido em Guaramirim
A mulher relatou que o marido é usuário de drogas e quando ela chegou em casa ele estava alterado e começou a agredi-la

