vacina
Segurança

Servidor público é investigado por envolvimento em esquema corrupção em Joinville

Conforme a Polícia Civil, o esquema envolvia um servidor municipal responsável pela regularização fundiária urbana, em conjunto com empresários ligados a uma empresa de engenharia.

10 Out 2023 - 10h48Por Ricardo Rabuske
Servidor público é investigado por envolvimento em esquema corrupção em Joinville - Crédito: Divulgação PCServidor público é investigado por envolvimento em esquema corrupção em Joinville - Crédito: Divulgação PC

Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Civil, realizou uma operação policial em Joinville, com o objetivo de cumprir seis mandatos de busca e apreensão.

 A operação por meio da Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (3ª DECOR), também incluiu o bloqueio de mais de R$ 250 mil, incluindo o sequestro de dois veículos, além da suspensão cautelar do exercício da função pública de um servidor da Prefeitura de Joinville.

A investigação concentra-se na suposta prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Esses delitos foram cometidos, em tese, por um servidor municipal responsável pela regularização fundiária urbana, em conjunto com empresários ligados a uma empresa de engenharia.

Conforme informações da Polícia Civil, foi apurado que o servidor público investigado, aproveitando-se de sua posição, agia como um representante da empresa em questão, angariando clientes e viabilizando a abertura de processos administrativos de regularização fundiária junto à Prefeitura de Joinville. Tudo isso teria sido feito em colaboração com os sócios da empresa, mediante pagamento financeiro.

Além disso, uma investigação descobriu que os envolvidos utilizavam estratégias de ocultação de patrimônio, o que pode configurar o crime de lavagem de dinheiro.

Os mandatos de busca e apreensão foram executados em diversos bairros de Joinville, incluindo o Centro, Anita Garibaldi, Santo Antônio e Floresta.

Os locais incluíam a sede da empresa investigada e a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, onde o servidor público estava lotado. Durante a operação, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos que serão posteriormente analisados pelas autoridades responsáveis.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS

Entidades se unem em prol dos atingidos pela enchente
Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS
Segurança

Jaraguá do Sul terá nova feira de adoção de animais neste sábado

Os animais foram atendidos pelo Programa Emergencial da Fujama
Jaraguá do Sul terá nova feira de adoção de animais neste sábado
Segurança

Homem fica ferido após queda de bicicleta em Schroeder

Caso aconteceu nesta tarde
Homem fica ferido após queda de bicicleta em Schroeder
Segurança

(Vídeo) PM apreende cinco quilos de maconha em Guaramirim

Um homem foi preso durante a ação policial
(Vídeo) PM apreende cinco quilos de maconha em Guaramirim
Ver mais de Segurança