dengue
Segurança

Levantamento da Polícia Civil indica queda nos casos de mortes violentas em SC

Neste ano, até agora, foram registrados 6,9 homicídios por 100 mil habitantes no Estado

06 Dez 2023 - 13h30Por Janici Demetrio
Levantamento da Polícia Civil indica queda nos casos de mortes violentas em SC - Crédito: Divulgação Governo de SC Crédito: Divulgação Governo de SC

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou na terça-feira (5) balanço que apontou queda nos casos envolvendo mortes violentas, no estado. De acordo com informações da Diretoria de Inteligência da PCSC, o número de homicídios caiu em 2,46%; crime de lesão corporal seguida de morte também registrou redução de 31,5% e latrocínio caiu em 47%. Todos os dados compreendem o período de 1º de janeiro a 4 de dezembro deste ano, comparado a igual período do ano passado.

Com a queda nos índices de mortes violentas, até o dia 4 de dezembro, foram registrados 6,9 homicídios por 100 mil habitantes em SC. No mesmo período, do ano passado, esse número chegou a 9,1 homicídios por 100 mil habitantes.

A Polícia Civil também bateu um novo recorde no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão. Entre os dias 1º de janeiro e 4 de dezembro deste ano foram cumpridos 7.511 mandados de busca e apreensão e outros 5.584 mandados de prisão. Isso significa que nos 11 primeiros meses do ano, cresceu em 59,67% o percentual de cumprimento de mandados de busca e apreensão. O delegado-geral, Ulisses Gabriel, explicou que os mandados de busca e apreensão são destinados a buscar provas, drogas, armas, documentos, computadores e celulares. “O objetivo é buscar elementos de prova de quem cometeu o crime”, assinalou. Já o cumprimento de mandados de prisão cresceu 66,09%.

Para o delegado-geral da PCSC, os números refletem o comprometimento e a qualidade dos profissionais que atuam na Polícia Civil de Santa Catarina.

“Mérito dos nossos policiais, com o apoio do governador Jorginho, integração com o Ministério Público e a agilidade do Poder Judiciário”, disse. 

Importante destacar que a produção da PCSC não aumentou 10% ou 20%.

“A nossa produção aumentou em 60% então é muito mais trabalho. Isso significa que quanto mais se trabalha, menos criminosos estão nas ruas e menos crimes são praticados. Isso restou claro porque os homicídios caíram 2.46%, os latrocínios caíram 47,62%, os infanticídios caíram 100% as corporais seguidas de morte caíram 31,58% e os feminicídios estão estabilizados”, assinalou o delegado-geral.

Ulisses Gabriel lembrou que ao assumir a condição de delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina recebeu do governador Jorginho Mello o pedido para qualificar o atendimento ao cidadão e ser linha dura contra a criminalidade.

“A partir daí criamos um planejamento estratégico de atuação para combater o crime, para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho do policial, para poder recepcionar melhor a vítima, para buscarmos processos de gestão que devem ser aplicadas à Polícia Civil para que ela seja mais eficiente e também situações envolvendo orçamento e inspiração, motivação dos servidores”, enfatizou o delegado-geral.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Segurança

Motociclista morre em grave acidente em Joinville

A colisão entre carro e moto aconteceu na rua Tuiuti, bairro Aventureiro, por volta das 14h20 desta quinta-feira (29).
Motociclista morre em grave acidente em Joinville
Segurança

Motorista embriagado é preso após provocar acidente em Jaraguá do Sul

Caso foi na noite de quarta-feira, 28, na Rua Joaquim Francisco de Paula. O veículo dirigido pelo homem embriagado invadiu a pista contrária
Motorista embriagado é preso após provocar acidente em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem que fazia malabares com facão é preso em Guaramirim

O caso foi registrado na rua 28 Agosto no final da manhã de quarta-feira (28)
Homem que fazia malabares com facão é preso em Guaramirim
Trânsito

(Vídeo) Veículo sai da pista e capota na BR 280, em Corupá

Passageira foi levada ao Pronto Atendimento do município para avaliação
(Vídeo) Veículo sai da pista e capota na BR 280, em Corupá
Ver mais de Segurança