Segurança

Exoneração de delegado regional é dada como certa e manobra política gera reação de prefeitos e entidades de classe

Apuramos que o responsável pelo comando da Polícia Civil no Estado teria se recusado a assinar a exoneração, mas teria dito que seria obrigado a fazê-lo por determinação superior

22 Mai 2019 - 09h34Por Sérgio Luiz
Exoneração de delegado regional é dada como certa e manobra política gera reação de prefeitos e entidades de classe - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Tido como um profissional correto e de resultado, o delegado regional Adriano Spolaor deve deixar o comando do complexo da polícia civil na região. Ele comanda a Delegacia Regional da Polícia Civil desde 2016 e sempre manteve uma boa relação com as classes políticas e demais entidades representativas. Spolaor está a frente de projetos importantes de melhoria na estrutura física da instituição e para melhorar os atendimentos prestados à população. Como a construção da nova sede da regional da Polícia Civil e da nova estrutura que hoje tem em Guaramirim. Foi sob o seu comando que foi deflagrada a operação que desmontou a quadrilha de autoescolas que pagavam propina para os alunos serem aprovados. As investigações ainda estão em curso. 

Mas desde que mudou o comando do Governo do Estado, o cargo de Spolaor passou a ser objeto de disputa. Nunca ficou muito claro quem tem o interesse em tirá-lo da cidade nem porquê. Mas agora a decisão parece estar sacramentada e a exoneração já estaria assinada em Florianópolis. O que se diz é que a manobra política partiu do Deputado Federal Fábio Schiochet (PSL) e quem assumirá a regional é o também delegado Leandro Mioto Ramos. Em contato com o deputado Schiochet, por aplicativo de celular, questionamos se é verdade que está havendo esse movimento para mudar o comando na Regional da Polícia Civil de Jaraguá do Sul e se ele tem alguma influência nisso. A mensagem foi visualizada, mas ninguém respondeu. 

Fizemos o mesmo questionamento ao delegado Leandro Mioto, que está de férias, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (22), e ele nos informou que foi pego de surpresa com a citação do nome dele para o cargo.

Ainda na noite de ontem (21), confirmamos que realmente Spolaor foi chamado à Florianópolis pelo comando geral da Polícia Civil para ser comunicado da sua exoneração. Apuramos que nessa conversa o responsável pelo comando da Polícia Civil no Estado teria se recusado a assinar a exoneração, mas teria dito que seria obrigado a fazê-lo por determinação superior. Spolaor preferiu não gravar entrevista, mas confirmou que a sua exoneração deve ser publicada em breve, mas antes vai utilizar a licença prêmio que tem direito para cuidar dos pais, e depois deve deixar a cidade pois segundo ele “não há mais clima para continuar”. 

Descontentes com a forma como essa mudança ocorreu, está havendo um movimento de prefeitos e outras autoridades da região para tentar reverter a decisão. Um encontro entre lideranças políticas e empresariais ocorreu na manhã de hoje na sala de reuniões da prefeitura de Jaraguá do Sul. Pelas informações que obtivemos, participaram Prefeitos de Jaraguá, Schroeder, Massaranduba, Corupá (representante) e Guaramirim (Chefe de Gabinete)

Ao término do encontro uma carta aberta foi assinada pelos presentes, e será enviada ao governador Carlos Moisés e aos responsáveis pela segurança pública no estado. A secretária executiva da AMVALI, Juliana de Marchi destaca o conteúdo desse documento e o que foi discutido.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Colisão entre dois carros deixa jovem ferida em Guaramirim

O acionamento aconteceu por volta das 22h30 de quinta-feira (12)
Colisão entre dois carros deixa jovem ferida em Guaramirim
Segurança

Três quedas de moto movimentam bombeiros da região

Por volta das 18h43, os socorristas de Corupá, atenderam uma jovem de 20 anos na Estrada Rio Natal
Três quedas de moto movimentam bombeiros da região
Segurança

Jovem é preso após tentar furtar um veículo em Jaraguá do Sul

A ocorrência foi registrada no Centro
Jovem é preso após tentar furtar um veículo em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem é atropelado por caminhão na BR-280, em Guaramirim

A colisão foi na BR-280 no trevo de acesso a SC-108
Homem é atropelado por caminhão na BR-280, em Guaramirim
Ver mais de Segurança