secel
Segurança

Escândalo das autoescolas pode fazer com que DETRAN feche 17 na região

GAECO irá encaminhar relatório ao promotor de justiça nas próximas semanas

15 Fev 2019 - 11h15Por Ricardo Rabuske / Heloisa Ristow

Uma nova etapa da operação Sinal Vermelho está preste a ser executada, conforme o promotor de Justiça Márcio Cota. O grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), irá encaminhar um relatório ao promotor de justiça que deve oferecer denúncia contra os sócios administradores de outras 13 autoescolas da região, além das quatro que já foram suspensas.

Em entrevista, Cota destacou que tem audiência marcada para ouvir todas as testemunhas das primeiras quatro autoescolas, estas acusadas de envolvimento no esquema que pagava propina ao policial civil e examinador de trânsito Jonas Bonifácio de Souza, que continua preso no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

“Nós temos audiência marcada para o dia 19/03, onde vão ser ouvidas todas as testemunhas, os réus irão apresentar as suas versões e depois o processo vai para o Ministério Público para a defesa apresentar suas alegações finais, para o MP ser convencido de pedir a condenação e após o juiz irá sentenciar, dizendo se houve crime ou não, se eles merecem a condenação ou não. Isso em razão daquelas quatros autoescolas, friso foram quatro que no primeiro momento foram investigadas e temos uma pessoa presa, então tive que adiantar essas quatro autoescolas, denunciar esses sócios administradores dessas autoescolas por estarem oferecendo essa propina para o policial civil. Estarei recebendo nessa semana ou na semana que vem um relatório do GAECO de Joinville dando conta da participação ou constatando a participação dessas 13 outras autoescolas nesse esquema criminoso. Assim que for possível, darei encaminhamento oferecendo a denúncia contra os administradores dessas autoescolas e contra o policial civil que estava nesse esquema também”, disse o Promotor de Justiça durante entrevista ao repórter Ricardo Rabuske.

Na última quarta-feira (13), um agente prisional e administrador da Autoescola Sinal Verde, Jefferson Cardozo, foi preso preventivamente. Cota, que pediu pela prisão preventiva do acusado por corrupção ativa e organização criminosa, disse que Jefferson estaria utilizando do cargo público para manter contato com o policial civil, Jonas, dentro do presidio de Jaraguá do Sul, onde trabalhava como agente penitenciário.

“São várias conversas. Tem uma que eles ficam 15 minutos conversando. Não é normal, o agente prisional não tem que ficar conversando todo esse tempo com o preso e os dois respondem ao mesmo processo. Um por estar corrompendo ativamente o outro e o outro por estar sendo corrompido passivamente, aceitar aquela propina. Então é uma coisa bem grave na visão do Ministério Público, e um dos motivos que enseja a prisão neste momento Jefferson é a conveniência da instrução criminal, nós queremos ter uma instrução, uma colheita de provas livre de qualquer pressão, que realmente espelha o que realmente aconteceu. Então, afim de evitar que atrapalhe esta colheita de provas o MP pediu e o Poder Judiciário decretou ontem a prisão, também réu, também acusado, o Jefferson que é responsável administrador de uma das autoescolas.” Disse Cota.

Durante a entrevista com o Promotor, Cota foi questionado se todas as autoescolas da região poderiam ser fechadas e a resposta foi clara.

“Eu friso que o Ministério Público se atenta a parte criminal a responsabilidade criminal dessas pessoas. A parte administrativa, do descredenciamento e suspensão, isso é com o DETRAN. Então, o MP irá entrar com a ação penal e irá mandar cópia disso tudo para o DETRAN. Não posso dizer se o DETRAN vai determinar ou não a suspensão dessas autoescolas, porque isso é com eles lá, mas se seguir a lógica dessas últimas quatro que foram suspensas, eu acredito que essas outras 13 também deverão ser.”


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Segurança

Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)
Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul
Ver mais de Segurança