secel
Saúde

Rio do Sul revoga decreto que dispensa obrigatoriedade de vacina da Covid para matrículas escolares

Município seguiu recomendação do Ministério Público do Santa Catarina

09 Fev 2024 - 16h35Por Janici Demetrio
Rio do Sul revoga decreto que dispensa obrigatoriedade de vacina da Covid para matrículas escolares - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Prefeitura de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, revogou, nesta sexta-feira (9), o decreto que dispensava a obrigatoriedade de apresentação de atestado de vacinação contra a Covid-19 na matrícula ou rematrícula em estabelecimentos de ensino do município.

A decisão segue recomendação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, que recomendou a revogação do decreto nº 12.677/2024, publicado na última sexta-feira (2). Conforme o município, o objetivo do decreto que dispensava a obrigatoriedade do atestado de vacinação era colocar aos pais e responsáveis a decisão da imunização dos filhos.

Situação semelhante ocorreu na cidade de Joinville, a Prefeitura informou na quinta-feira (8) a revogação do Decreto Municipal nº 58.402, após recomendação feita pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

No município de Saúdes, no Oeste, decreto semelhante também foi revogado nesta semana. 

Na semana passada, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) se manifestou e disse que os decretos municipais que excluem a vacina contra a covid-19 do rol de vacinas obrigatórias são ilegais e inconstitucionais, por afrontarem as legislações estadual e federal, além de contrariar tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O MPSC ressaltou ainda, que muito embora a exigência de apresentação do Calendário de Vacinação em nenhuma hipótese deve impedir o ato da matrícula, os pais ou autoridades competentes devem ser comunicados em caso de descumprimento do dever de proteção por meio da vacinação. 

Além disso, o MPSC reforça que a Lei Estadual n. 14.949/2009, inclusive, atribui prazo de 30 dias para apresentação ou regularização do Calendário de Vacinação do aluno, devendo a escola comunicar o Conselho Tutelar a omissão ilegal ou injustificada dos pais ou responsáveis. 

Os pais poderão ser multados, além de outras responsabilizações possíveis, se a criança não for vacinada nos casos exigidos, “mormente por não se evidenciar, na presente hipótese, apenas a liberdade individual dos envolvidos, mas o próprio interesse da coletividade, materializado na impostergável necessidade de se tutelar a saúde pública”. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde