transito
Geral

Joinville revoga decreto que dispensa atestado de vacinação contra COVID-19 nas matrículas escolares

A revogação do decreto atende recomendação do Ministério Público de SC referente ao decreto que dispensava a obrigatoriedade de atestado de vacinação contra a COVID-19 nas matrículas escolares no município de Joinville

09 Fev 2024 - 10h11Por Rádio Jaraguá
Joinville revoga decreto que dispensa atestado de vacinação contra a COVID-19 nas matrículas escolar - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel - SecomJoinville revoga decreto que dispensa atestado de vacinação contra a COVID-19 nas matrículas escolar - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel - Secom

O Município de Joinville acatou recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e revogou o Decreto Municipal n. 58.402, que dispensa a obrigatoriedade de apresentação de atestado de vacinação contra a covid-19 de crianças e adolescentes no ato da matrícula ou rematrícula, em estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, localizados na cidade.

O Promotor de Justiça Felipe Schmidt, titular da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, ressalta que o Poder Executivo agiu corretamente ao acolher a recomendação. Ele enfatiza que, caso não o tivesse feito, o Ministério Público buscaria a invalidação do decreto junto ao Poder Judiciário. Agora, é necessário acompanhar o cumprimento dos demais itens da recomendação pelas Secretarias de Saúde, Educação, Conselho Tutelar e escolas.

Além da revogação do decreto, diversas medidas foram recomendadas às autoridades competentes. A Secretaria Municipal de Saúde deve promover a vacinação de crianças com todas as vacinas do calendário obrigatório, estabelecendo cronograma de vacinação em cada unidade e ampliando locais, dias e horários de atendimento. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social deve assegurar a vacinação de crianças e adolescentes acolhidos em serviços de acolhimento institucional ou familiar.

A Secretaria de Educação e os estabelecimentos de ensino privados devem verificar, no momento da matrícula, se o esquema vacinal dos alunos está completo e atualizado. Na impossibilidade dessa verificação, as escolas devem emitir comunicação aos pais para a devida atualização das informações da matrícula quanto à vacinação dos alunos. Ainda, devem contribuir para a realização de vacinação contra a Covid-19 e demais vacinas do calendário nas unidades da rede pública.

Por fim, os Conselhos Tutelares devem adotar uma postura empática e não autoritária na sensibilização dos pais sobre a necessidade da vacinação. Persistindo a resistência dos pais, medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente devem ser aplicadas, com prazo estipulado para regularização da situação. Em caso de não cumprimento, o Conselho Tutelar deve acionar as autoridades competentes.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas

Defesa Civil registrou 28 pontos de alagamentos e houve também deslizamentos de terra
Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (29).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Ver mais de Geral