vacina
Saúde

Prefeitura de Jaraguá forma segunda residente em medicina

A primeira residente formada na mesma especialidade foi Gabriela Zanghelini, em 2017

08 Mar 2019 - 19h00Por PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, formou na manhã desta sexta-feira (8), a segunda profissional médica na residência de Medicina Geral de Família e Comunidade, a jaraguaense Mônica Flávia Imroth.

A primeira residente formada na mesma especialidade foi Gabriela Zanghelini, em 2017. Agora a Secretaria de Saúde de Jaraguá está com o período de inscrições aberto ao programa de residência. A expectativa da gestora de projetos Fabiana Dallagnolo é de que dois profissionais façam a residência na especialidade a partir deste ano.

Mônica ficou emocionada ao receber o certificado de especialista, reconhecido pelo MEC, assinado por ela, pelo secretário de Saúde, Alceu Moretti, e pela coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Denise Schultz. Foram 5.760 horas de atendimento na comunidade, na obstetrícia, pediatria, saúde da criança, saúde da mulher, do idoso, saúde mental, e muitas outras especialidades, sempre com a orientação e acompanhamento dos preceptores, ou seja, médicos com experiência que auxiliam na formação do médico residente.

“O acompanhamento dos preceptores foi fundamental para que hoje eu tenha segurança de trabalhar sozinha em um posto de saúde. Tive ótimas experiências em puericultura (cuidado médico da saúde geral da criança) e com diabéticos e hipertensos”, exemplificou Mônica, que tem como meta passar em um concurso da Prefeitura de Jaraguá e ser médica concursada do município na área de medicina de família.

A coordenadora da Coreme, Denise Schultz, enfatizou que a entrega do certificado não significa o fim dos conhecimentos na especialidade, mas sim o começo de uma jornada dentro da profissão. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, parabenizou a médica e adiantou que já está lutando para a abertura de concurso público na área da saúde.

Os preceptores e o secretário foram enfáticos ao afirmar que a especialidade em saúde da família é importante porque enxerga o paciente como um indivíduo em sua totalidade, o que é considerado por muitos profissionais o futuro da medicina.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Saúde