105 Ouça
Caraguá
Saúde

Prefeitura de Jaraguá forma segunda residente em medicina

A primeira residente formada na mesma especialidade foi Gabriela Zanghelini, em 2017

08 Mar 2019 - 19h00Por PMJS
Prefeitura de Jaraguá forma segunda residente em medicina - Crédito: Patrick Titz / PMJS Crédito: Patrick Titz / PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, formou na manhã desta sexta-feira (8), a segunda profissional médica na residência de Medicina Geral de Família e Comunidade, a jaraguaense Mônica Flávia Imroth.

A primeira residente formada na mesma especialidade foi Gabriela Zanghelini, em 2017. Agora a Secretaria de Saúde de Jaraguá está com o período de inscrições aberto ao programa de residência. A expectativa da gestora de projetos Fabiana Dallagnolo é de que dois profissionais façam a residência na especialidade a partir deste ano.

Mônica ficou emocionada ao receber o certificado de especialista, reconhecido pelo MEC, assinado por ela, pelo secretário de Saúde, Alceu Moretti, e pela coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Denise Schultz. Foram 5.760 horas de atendimento na comunidade, na obstetrícia, pediatria, saúde da criança, saúde da mulher, do idoso, saúde mental, e muitas outras especialidades, sempre com a orientação e acompanhamento dos preceptores, ou seja, médicos com experiência que auxiliam na formação do médico residente.

“O acompanhamento dos preceptores foi fundamental para que hoje eu tenha segurança de trabalhar sozinha em um posto de saúde. Tive ótimas experiências em puericultura (cuidado médico da saúde geral da criança) e com diabéticos e hipertensos”, exemplificou Mônica, que tem como meta passar em um concurso da Prefeitura de Jaraguá e ser médica concursada do município na área de medicina de família.

A coordenadora da Coreme, Denise Schultz, enfatizou que a entrega do certificado não significa o fim dos conhecimentos na especialidade, mas sim o começo de uma jornada dentro da profissão. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, parabenizou a médica e adiantou que já está lutando para a abertura de concurso público na área da saúde.

Os preceptores e o secretário foram enfáticos ao afirmar que a especialidade em saúde da família é importante porque enxerga o paciente como um indivíduo em sua totalidade, o que é considerado por muitos profissionais o futuro da medicina.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Caraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Uso de máscara em todos os lugares volta a ser recomendado em Santa Catarina

Entre os motivos apontados para o alerta estão a rápida disseminação da variante Ômicron pelo Estado
Uso de máscara em todos os lugares volta a ser recomendado em Santa Catarina
Saúde

Mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra covid-19, diz AGU

Equívocos ocorreram em todas as unidades federativas
Mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra covid-19, diz AGU
Saúde

Liberada vacinação para crianças com 10 anos completos em Jaraguá

Confira todas as orientações para a vacinação.
Liberada vacinação para crianças com 10 anos completos em Jaraguá
Saúde

Entenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19

Mínimo de isolamento é de cinco dias para pacientes sem sintomas
Entenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19
Ver mais de Saúde