Unimed
Saúde

Para secretário nota da Associação Médica reflete a realidade de Jaraguá

Entidade alerta que hospitais estão próximos a um colapso

04 Mar 2021 - 17h19Por Janici Demetrio
Para secretário nota da Associação Médica reflete a realidade de Jaraguá - Crédito: Janici Demterio Crédito: Janici Demterio

Na manhã desta quinta-feira (4), a Associação Médica de Jaraguá do Sul divulgou uma nota de alerta sobre a situação atual da pandemia no município. 

No comunicado, a entidade ressalta todo o trabalho que vem sendo feito desde o ano passado, frisando que Jaraguá do Sul se destaca tendo o menor índice de óbitos entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina, mas alerta que o município já ultrapassa todos os limites operacionais e físicos no combate à Covid-19. 

Em dois meses, Jaraguá registrou mais de 6,3 mil casos de covid-19

A nota cita a condição atual dos hospitais que mesmo fazendo todo o possível para atender a demanda cada vez maior de pacientes, estão próximos a um colapso, o que pode inviabilizar futuros atendimentos e internações.

“A situação fica ainda mais crítica pelo expressivo número de pacientes doentes e falta de mão de obra especializada para aumentar a oferta de novos leitos”, diz parte do texto.

A Associação Médica afirma que medidas restritivas são necessárias para conter o avanço da doença.

“Não temos mais vagas em Jaraguá do Sul, não temos vagas em Santa Catarina, e não temos vagas no Sul do país. A situação é gravíssima e, infelizmente, ainda percebemos descaso por parte da população, o que piora o cenário local” destaca a entidade.

A nota termina com um apelo à população:

“Só vamos reverter a situação se houver a extrema colaboração de toda a comunidade, seguindo as medidas protetivas decretadas pelas autoridades e as medidas de prevenção que são individuais de cada cidadão, com o uso da máscara, a higienização constante das mãos e ambientes de circulação, o distanciamento social e o isolamento dos mais vulneráveis. A Covid não é uma doença individual, é da sociedade. É hora de pensarmos no coletivo, para sairmos o mais rápido possível desta situação”, encerra o texto.

O secretário municipal de saúde, Alceu Moretti afirma que a nota reflete a realidade que está ocorrendo em Jaraguá do Sul.

“Nós estamos trabalhando constantemente, mas precisamos da compreensão da sociedade para este momento, que é o mais crítico da pandemia até agora”.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá

O retorno para completar a imunização fica agendado no momento em que a pessoa recebe a primeira dose
Mais de 3,7 mil pessoas devem tomar a segunda dose contra covid nesta semana em Jaraguá
Saúde

Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Vítima não tinha comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde
Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Saúde

Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)

Será preciso apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação para que a imunização seja devidamente registrada
Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)
Saúde

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias
Ver mais de Saúde