vacina
Saúde

Para secretário nota da Associação Médica reflete a realidade de Jaraguá

Entidade alerta que hospitais estão próximos a um colapso

04 Mar 2021 - 17h19Por Janici Demetrio
Para secretário nota da Associação Médica reflete a realidade de Jaraguá - Crédito: Janici Demterio Crédito: Janici Demterio

Na manhã desta quinta-feira (4), a Associação Médica de Jaraguá do Sul divulgou uma nota de alerta sobre a situação atual da pandemia no município. 

No comunicado, a entidade ressalta todo o trabalho que vem sendo feito desde o ano passado, frisando que Jaraguá do Sul se destaca tendo o menor índice de óbitos entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina, mas alerta que o município já ultrapassa todos os limites operacionais e físicos no combate à Covid-19. 

Em dois meses, Jaraguá registrou mais de 6,3 mil casos de covid-19

A nota cita a condição atual dos hospitais que mesmo fazendo todo o possível para atender a demanda cada vez maior de pacientes, estão próximos a um colapso, o que pode inviabilizar futuros atendimentos e internações.

“A situação fica ainda mais crítica pelo expressivo número de pacientes doentes e falta de mão de obra especializada para aumentar a oferta de novos leitos”, diz parte do texto.

A Associação Médica afirma que medidas restritivas são necessárias para conter o avanço da doença.

“Não temos mais vagas em Jaraguá do Sul, não temos vagas em Santa Catarina, e não temos vagas no Sul do país. A situação é gravíssima e, infelizmente, ainda percebemos descaso por parte da população, o que piora o cenário local” destaca a entidade.

A nota termina com um apelo à população:

“Só vamos reverter a situação se houver a extrema colaboração de toda a comunidade, seguindo as medidas protetivas decretadas pelas autoridades e as medidas de prevenção que são individuais de cada cidadão, com o uso da máscara, a higienização constante das mãos e ambientes de circulação, o distanciamento social e o isolamento dos mais vulneráveis. A Covid não é uma doença individual, é da sociedade. É hora de pensarmos no coletivo, para sairmos o mais rápido possível desta situação”, encerra o texto.

O secretário municipal de saúde, Alceu Moretti afirma que a nota reflete a realidade que está ocorrendo em Jaraguá do Sul.

“Nós estamos trabalhando constantemente, mas precisamos da compreensão da sociedade para este momento, que é o mais crítico da pandemia até agora”.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde