Saúde
Jaraguá do Sul confirma primeiro caso de Chikungunya em 2019
Após dois anos sem registros, o município confirmou na semana passada o primeiro caso de Febre Chikungunya em 2019
Trata-se de uma mulher de 27 anos, moradora de Jaraguá do Sul, diagnosticada com suspeitas da doença em março. A confirmação ocorreu através de exame laboratorial, cujo resultado foi divulgado na semana passada. Este é o quinto caso registrado no município, desde o início do levantamento.
Em 2015 foi confirmado um caso e em 2016 três. Conforme o setor de Epidemiologia de Jaraguá, a mulher não chegou a ser hospitalizada e passa bem. O setor de Saúde ainda investiga o local onde a doença foi contraída, já que, esteve em viagem recentemente.
Com o registro a cidade, sobe para dois casos confirmados para Febre Chikungunya em Santa Catarina neste ano. Um homem de 51 anos foi diagnosticado com a doença no início do mês, com Local Provável de Infecção (LPI) no estado do Pará.
A Febre Chikungunya é uma infecção viral, que se apresenta com febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular e pode evoluir para as fases: com persistência de dor articular e crônica com persistência de dor articular por meses ou anos.
O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa "aquele que se curva". Não existe medicamento específico contra a febre de chikungunya, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!