transito
Saúde

Homem de 33 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Ao todo, já são 342 óbitos pela doença no município

16 Jun 2021 - 18h39Por Janici Demetrio
Homem de 33 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá  - Crédito: Marcello Casal Junior  / Agência Brasil Crédito: Marcello Casal Junior / Agência Brasil

Jaraguá do Sul confirmou nova morte pelo novo coronavírus. A vítima é um homem de 33 anos, com fatores de risco, segundo a Secretaria de Saúde do município.

Os dados sobre a covid-19 foram atualizados no final da tarde desta quarta-feira (16). Ao todo, já são 342 óbitos pela doença. 
Ainda conforme a Secretaria, nas últimas 24 horas foram confirmados 85 novos casos da doença e 182 pessoas recuperadas. 
Ao todo são 29.273 casos confirmados, sendo: 28.159 recuperados, 772 em tratamento e 342 óbitos.

A Prefeitura reforça que as medidas de prevenção devem ser respeitadas por todos e que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem manter distanciamento ainda mais rígido.

Inclusive, a partir desta quinta-feira (17) entra em vigor novo decreto contendo medidas para o enfrentamento à pandemia do coronavírus no município de Jaraguá do Sul.As medidas serão válidas até o dia 30 de junho.

No Decreto Nº 15.082/2021, a Prefeitura também leva em consideração outros pontos, entre eles, a classificação de risco gravíssimo para o contágio, estabelecida pelo Governo do Estado; o cenário local da saúde em face à pandemia do coronavírus e as correspondências dos hospitais privados São José e Hospital e Maternidade Jaraguá que comunicam expressivo aumento na procura por atendimentos.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o momento exige muita atenção. A situação dos hospitais ainda é bastante preocupante.

“Nossos hospitais estão operando acima do limite há várias semanas. E ainda temos que levar em consideração as outras doenças respiratórias próprias da estação e um aumento geral no número de acidentes”, pontua.

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate à covid-19, Emanuela Wolff, afirma que o município aguarda com muita expectativa o envio de mais doses de vacinas, tendo em vista que é, justamente, a falta de doses que impede o avanço da imunização.

“Nós temos condições de vacinar mais de 1.500 pessoas por dia, só não estamos avançando nas faixas etárias porque não recebemos doses suficientes, o que é lamentável”, ressalta.

Enquanto as vacinas não chegam de forma suficiente, a presidente do Comitê covid-19, pede a colaboração das pessoas no cumprimento das regras do decreto.

MEDIDAS
Pelo Decreto, fica vedada a abertura (funcionamento e utilização) entre 17 de junho e 30 de junho de parques públicos e privados, incluindo áreas de lazer públicas como campos de futebol, academias ao ar livre e parquinhos infantis públicos, entre outros, sendo expressamente vedada a pratica de esportes coletivos de qualquer natureza nos espaços públicos. A realização de competições esportivas coletivas amadoras, também está vedada.

A pratica esportiva individual está permitida, mas com uso obrigatório de máscara, sendo vedada a permanência nos espaços públicos coletivos de qualquer natureza.

Ficam fora deste artigo, os parquinhos infantis anexos às casas de festas, recreações sociais e privadas.

Outra medida do decreto diz respeito ao funcionamento de todas as quadras particulares e públicas de esportes coletivos amadores, que aos finais de semana (sábados e domingos), fica vedado.

O horário de funcionamento de estabelecimentos não essenciais permanece entre 6h e 22h, ficando permitida a retirada de produtos em balcão e delivery até às 24h, com a recomendação aos estabelecimentos da realização de medição de temperatura, uso de métodos assépticos no ingresso às suas dependências e a manutenção dos locais arejados e com ventilação natural. Os estabelecimentos devem, ainda, observar o distanciamento mínimo de dois metros entre mesas, banquetas e cadeiras entre não conviventes e disponibilizar álcool gel 70% em cada uma das mesas e nos balcões a cada dois metros.

Pelo Decreto, ficam vedadas as apresentações de música ao vivo e apresentações artísticas e vedado, ainda, qualquer meio eletrônico sonoro que dificulte a conversação.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Saúde