Saúde

Governo do Estado vai sugerir criação da 17ª Região de Saúde em SC

Com a medida, os municípios da Amvali, deixarão de pertencer a região Nordeste, da qual Joinville faz parte

18 Fev 2021 - 12h52Por Redação
Governo do Estado vai sugerir criação da 17ª Região de Saúde em SC  - Crédito: Isabelle Stringari Ribeiro Crédito: Isabelle Stringari Ribeiro

O Governo do Estado deve propor a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a criação da 17ª Região de Saúde, retirando Jaraguá do Sul e os municípios vizinhos da região Nordeste, da qual Joinville também faz parte. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em visita a Jaraguá do Sul na manhã desta quinta-feira (18).


Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 19 - 02 - ANDRE MOTA RIBEIRO 1

Desde o ano passado, Jaraguá do Sul, através do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, pede que a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) seja separada da região Nordeste, que inclui Joinville, maior município do Estado e que concentra mais casos do novo coranavírus. 

No entendimento local, ao integrar a região Nordeste, que permanece no mapa como situação gravíssimo para covid-19, Jaraguá é penalizada quando não pode adotar certas medidas como ocorre com regiões do Estado em que estão na situação grave ou moderada para a doença. O secretário de saúde, Alceu Moretti, comemorou a notícia.

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 19 - 02 - ALCEU MORETTI 1

Hoje, os 295 municípios de Santa Catarina estão divididos em 16 regiões de Saúde. Atualmente, os municípios da Amvali fazem parte da região Nortes que compreende as cidades de: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder. 

O governo do Estado atualiza semanalmente a situação de risco para covid-19 de cada região, A classificação - que pode ser moderado, alto, grave ou gravíssimo - leva em conta o índice de isolamento social, a ampliação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a testagem da população e o fluxo de atendimento. Com base na classificação, medidas são adotadas para conter o avanço da doença.  

Santa Catarina tem 12 regiões em risco gravíssimo para covid-19

A Comissão Intergestores Bipartite, CIB, é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde, SUS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, COSEMS. A CIB/SC foi criada pela Portaria SES 012/93 , de 12 de junho de 1993.

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Saúde

Joinville confirma mais uma morte por dengue 

Homem de 55 anos foi a 13ª vítima da doença no município neste ano 
Joinville confirma mais uma morte por dengue 
Ver mais de Saúde