dengue 2
Saúde

Governo do Estado vai sugerir criação da 17ª Região de Saúde em SC

Com a medida, os municípios da Amvali, deixarão de pertencer a região Nordeste, da qual Joinville faz parte

18 Fev 2021 - 12h52Por Redação
Governo do Estado vai sugerir criação da 17ª Região de Saúde em SC  - Crédito: Isabelle Stringari Ribeiro Crédito: Isabelle Stringari Ribeiro

O Governo do Estado deve propor a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a criação da 17ª Região de Saúde, retirando Jaraguá do Sul e os municípios vizinhos da região Nordeste, da qual Joinville também faz parte. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em visita a Jaraguá do Sul na manhã desta quinta-feira (18).


Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 19 - 02 - ANDRE MOTA RIBEIRO 1

Desde o ano passado, Jaraguá do Sul, através do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, pede que a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) seja separada da região Nordeste, que inclui Joinville, maior município do Estado e que concentra mais casos do novo coranavírus. 

No entendimento local, ao integrar a região Nordeste, que permanece no mapa como situação gravíssimo para covid-19, Jaraguá é penalizada quando não pode adotar certas medidas como ocorre com regiões do Estado em que estão na situação grave ou moderada para a doença. O secretário de saúde, Alceu Moretti, comemorou a notícia.

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 19 - 02 - ALCEU MORETTI 1

Hoje, os 295 municípios de Santa Catarina estão divididos em 16 regiões de Saúde. Atualmente, os municípios da Amvali fazem parte da região Nortes que compreende as cidades de: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder. 

O governo do Estado atualiza semanalmente a situação de risco para covid-19 de cada região, A classificação - que pode ser moderado, alto, grave ou gravíssimo - leva em conta o índice de isolamento social, a ampliação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a testagem da população e o fluxo de atendimento. Com base na classificação, medidas são adotadas para conter o avanço da doença.  

Santa Catarina tem 12 regiões em risco gravíssimo para covid-19

A Comissão Intergestores Bipartite, CIB, é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde, SUS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, COSEMS. A CIB/SC foi criada pela Portaria SES 012/93 , de 12 de junho de 1993.

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde