Santa Catarina

Ponte Hercílio Luz volta a receber tráfego de carros de passeio depois de 38 anos

Nos finais de semana, a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de carros

14 Set 2020 - 13h31Por Da Redação
Ponte Hercílio Luz volta a receber tráfego de carros de passeio depois de 38 anos - Crédito: Julio Cavalheiro / Secom Crédito: Julio Cavalheiro / Secom

Após 38 anos, a Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Santa Catarina, volta a receber a circulação de veículos particulares. Em fase de teste, o tráfego liberado na manhã desta segunda-feira, 14, vai contribuir para a mobilidade urbana de Florianópolis, ajudando a desafogar o trânsito nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Assim, a estrutura retorna ao cotidiano de catarinenses e visitantes, que poderão atravessar de carro a mais antiga ligação entre o continente e a Ilha.

Por volta das 11h desta segunda-feira, quando o acesso foi liberado, os 821 metros da Ponte Hercílio Luz foram ocupados pelos veículos, cujos motoristas estavam ansiosos aguardando o momento para atravessar a estrutura. Um deles era o comerciante Rene Sell, que passou junto com a sua mãe, Vânia, de 92 anos. “Foi uma experiência muito emocionante passar de carro pela Ponte Hercílio Luz com a minha mãe", disse.

O turista de Minas Gerais Bruno Hnerique também aproveitou a oportunidade. "Já tinha passado pela ponte a pé, mas de carro foi muito divertido. Vale o passeio", destacou.

Os veículos de passeio, carros com dois ou mais ocupantes, poderão passar pela ponte, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. A velocidade permitida para trafegar na estrutura é de 40 km/h. Não será permitido o tráfego de veículos particulares com apenas um passageiro e nem a passagem de motocicletas sobre a estrutura.

Das 19h às 11h o horário será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circular nos demais horários.

Avaliação da fase de testes

A avaliação da fase de testes será feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Guarda Municipal da Capital.

O secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, destacou que é um momento histórico, uma data marcante para o Governo de Santa Catarina e para os catarinenses. “São 38 anos sem veículos particulares trafegando pela ponte. E agora, por um período de testes, vamos permitir que os carros transitem pela velha senhora de 94 anos. Estaremos avaliando tanto os impactos de mobilidade para o acesso a ilha, bem como o trânsito que a liberação vai gerar nas cabeceiras da ponte. E por meio dos órgãos policiais poderemos fazer a intervenção prontamente e os ajustes necessários”, reforçou.

Nos finais de semana, a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de carros. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

Liberação Gradativa

A Ponte Hercílio Luz voltou a receber o tráfego de veículos oficiais, de emergência e de ônibus em janeiro de 2020. As linhas que circulam pela ponte foram liberadas gradativamente, conforme cronograma da Prefeitura de Florianópolis. Em março, foi autorizada a circulação de táxis.

Matérias Relacionadas

Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Saúde

Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021

Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do Brasil com o maior percentual da população totalmente imunizada
Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021
Política

Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado

O empresário já foi filiado ao MDB, mas hoje está sem partido.
Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado
Saúde

Saúde discute critérios que serão adotados na imunização de adolescentes em SC

As recomendações do Comitê Técnico serão apresentadas na próxima reunião da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde, agendada para 10 de agosto
Saúde discute critérios que serão adotados na imunização de adolescentes em SC
Ver mais de Santa Catarina