Santa Catarina

Defesa Civil lança portal do Programa SC Resiliente

Dando continuidade ao Programa SC Resiliente o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, libera acesso ao Portal do Programa nesta sexta-feira (31).

31 Jan 2020 - 14h25Por Sérgio Luiz

O objetivo do Programa SC Resiliente é fortalecer a capacidade de resposta dos municípios para as situações adversas através de ações de redução de riscos de desastres, com o incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.  

O Portal reúne informações e serve de referência para os municípios que buscam aderir ao Programa. Esta ação marca o início do primeiro ciclo que será finalizado em abril de 2021, quando os municípios receberão as certificações. As fases posteriores terão duração de dois anos. Cada ciclo completo é composto pela dinâmica de adesão, caracterização municipal, montagem da Agenda de Resiliência, homologação pela Defesa Civil, realização, monitoramento, avaliação e certificação.   

Segundo o diretor de gestão da educação, Alexandre Corrêa Dutra, podem aderir ao Programa SC Resiliente gestores públicos (prefeitos e coordenadores de Proteção e Defesa Civil) dos municípios catarinenses. "O Programa SC Resiliente pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado de Santa Catarina, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa", completou. 

O SC Resiliente também vai habilitar os municípios participantes a ganhar um reconhecimento internacional mais amplo em relação às ações de resiliência executadas.  

O acesso ao portal e adesão ao Programa poderá ser feito, a partir da próxima sexta-feira (31), através do endereço eletrônico www.scresiliente.sc.gov.br

Resultados diretos  

Dentro do Programa SC resiliente cada município participante vai construir uma "agenda de resiliência". Ou seja, um conjunto de compromissos assumidos entre três categorias de atuação possíveis: Capacitações; Ações Estruturais e Não Estruturais; Parcerias e Financiamentos.  

A concretização desta agenda vai resultar em benefícios diretos para as pessoas e ampliar a capacidade de resposta e enfrentamento a desastres das cidades catarinenses. "Assim estaremos juntos construindo uma sociedade mais preparada e melhorando a qualidade de vida das pessoas", comentou Corrêa. 

Matérias Relacionadas

Geral

Empresário de Jaraguá do Sul, Cleber Schulz, morre aos 45 anos

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Empresário de Jaraguá do Sul, Cleber Schulz, morre aos 45 anos
Segurança

Mãe e padrasto de menina de 3 anos que morreu após ser agredida viram réus

Casal foi denunciado por homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Crime ocorreu em Indaial, no Vale do Itajaí
Mãe e padrasto de menina de 3 anos que morreu após ser agredida viram réus
Geral

Lunelli marca presença no Fashion Week apoiando coleções caracterizadas pela ousadia e originalidade

Companhia têxtil catarinense apresenta versatilidade para quatro coleções autorais
Lunelli marca presença no Fashion Week apoiando coleções caracterizadas pela ousadia e originalidade
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (12).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Santa Catarina