Santa Catarina

Defesa Civil lança portal do Programa SC Resiliente

Dando continuidade ao Programa SC Resiliente o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, libera acesso ao Portal do Programa nesta sexta-feira (31).

31 Jan 2020 - 14h25Por Sérgio Luiz
Defesa Civil lança portal do Programa SC Resiliente -

O objetivo do Programa SC Resiliente é fortalecer a capacidade de resposta dos municípios para as situações adversas através de ações de redução de riscos de desastres, com o incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.  

O Portal reúne informações e serve de referência para os municípios que buscam aderir ao Programa. Esta ação marca o início do primeiro ciclo que será finalizado em abril de 2021, quando os municípios receberão as certificações. As fases posteriores terão duração de dois anos. Cada ciclo completo é composto pela dinâmica de adesão, caracterização municipal, montagem da Agenda de Resiliência, homologação pela Defesa Civil, realização, monitoramento, avaliação e certificação.   

Segundo o diretor de gestão da educação, Alexandre Corrêa Dutra, podem aderir ao Programa SC Resiliente gestores públicos (prefeitos e coordenadores de Proteção e Defesa Civil) dos municípios catarinenses. "O Programa SC Resiliente pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado de Santa Catarina, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa", completou. 

O SC Resiliente também vai habilitar os municípios participantes a ganhar um reconhecimento internacional mais amplo em relação às ações de resiliência executadas.  

O acesso ao portal e adesão ao Programa poderá ser feito, a partir da próxima sexta-feira (31), através do endereço eletrônico www.scresiliente.sc.gov.br

Resultados diretos  

Dentro do Programa SC resiliente cada município participante vai construir uma "agenda de resiliência". Ou seja, um conjunto de compromissos assumidos entre três categorias de atuação possíveis: Capacitações; Ações Estruturais e Não Estruturais; Parcerias e Financiamentos.  

A concretização desta agenda vai resultar em benefícios diretos para as pessoas e ampliar a capacidade de resposta e enfrentamento a desastres das cidades catarinenses. "Assim estaremos juntos construindo uma sociedade mais preparada e melhorando a qualidade de vida das pessoas", comentou Corrêa. 

Matérias Relacionadas

Saúde

SC recebe 132 mil doses da vacina contra a Covid-19

A distribuição aos municípios começa na quinta-feira (5) de manhã
SC recebe  132 mil doses da vacina contra a Covid-19
Política

Aprovada a reforma da previdência dos servidores públicos estaduais

Os projetos foram aprovados em primeiro e segundo turno.
Aprovada a reforma da previdência dos servidores públicos estaduais
Segurança

GAECO deflagra operação para combater facção criminosa em Joinville

Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão. Todos os crimes investigados seriam em benefício de organização criminosa.
GAECO deflagra operação para combater facção criminosa em Joinville
Política

Acostamento na BR-280 depende de busca por recursos, informa Dnit

Assunto foi discutido na sessão da Câmara de Jaraguá do Sul nesta semana
Acostamento na BR-280 depende de busca por recursos, informa Dnit
Ver mais de Santa Catarina