Política

Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Descoberta foi feita durante realização de outro procedimento médico

05 Fev 2024 - 18h34Por Janici Demetrio
Rei Charles III é diagnosticado com câncer - Crédito: reprodução /I nstagram / @familiareal.britanica Crédito: reprodução /I nstagram / @familiareal.britanica

O Palácio de Buckingham afirmou nesta segunda-feira (5) que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. Não foi informado qual é o tipo de câncer e nem o estágio da doença. O rei passou por uma internação hospitalar recente para tratar de um crescimento na próstata --que não era um tumor.

Conforme o site de notícias G1, durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde, descrito como um tipo de câncer. De acordo com a nota do palácio, ele já começou o tratamento. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas, mas o rei deve seguir com trabalho "de escritório" e obrigações de Estado (ele vai manter os encontros com o primeiro-ministro Rishi Sunak, por exemplo).

O rei está "totalmente confiante" em relação ao tratamento e quer voltar às suas funções públicas assim que possível, disse o palácio.

Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer. A divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica.

Charles III se tornou rei da Inglaterra aos 74 anos, no dia 6 de maio de 2023, após a morte de sua mãe, a rainha Elisabeth II - em setembro de 2022. Ela ficou no trono por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado. 

O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, William. Os filhos de William que estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis.

O príncipe Harry, filho mais novo de Charles que mora nos Estados Unidos, vai viajar para o Reino Unido para encontrar o pai. Harry e Charles já conversaram depois do diagnóstico

O que acontecerá se o rei for afastado?
Na nota do Palácio de Buckingham, afirma-se que o rei seguirá com seus deveres de Estado. Caso isso não seja possível em algum momento, há uma previsão do que deve acontecer.

Segundo a BBC, na Constituição do Reino Unido, determina-se que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.

Hoje, esse conselho tem os seguintes membros:
•    Rainha Camilla (mulher de Charles).
•    Príncipe William (filho mais velho).
•    Princesa Anne (irmã).
•    Príncipe Edward. (irmão).

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, porque agora eles são da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais.

William ficou afastado de compromissos públicos porque a mulher dele, Kate, está se recuperando de uma cirurgia abdominal, mas ele deve voltar ao trabalho no dia 7 de fevereiro. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

 

Matérias Relacionadas

Geral

Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de Seminário Sobre educação Inclusiva

Evento proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso acontecerá na próxima segunda-feira
Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de Seminário Sobre educação Inclusiva
Segurança

Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Lula acatou uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares
Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos
Política

Projeto certifica Associação dos Amigos da Segurança Púbica de Jaraguá como de utilidade pública

O autor da proposta, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), fez uma enfática defesa da entidade, fundada em 2015, destacando suas ações para fortalecer as forças de segurança.
Projeto certifica Associação dos Amigos da Segurança Púbica de Jaraguá como de utilidade pública
Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Ver mais de Política