transito
Política

Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Descoberta foi feita durante realização de outro procedimento médico

05 Fev 2024 - 18h34Por Janici Demetrio
Rei Charles III é diagnosticado com câncer - Crédito: reprodução /I nstagram / @familiareal.britanica Crédito: reprodução /I nstagram / @familiareal.britanica

O Palácio de Buckingham afirmou nesta segunda-feira (5) que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. Não foi informado qual é o tipo de câncer e nem o estágio da doença. O rei passou por uma internação hospitalar recente para tratar de um crescimento na próstata --que não era um tumor.

Conforme o site de notícias G1, durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde, descrito como um tipo de câncer. De acordo com a nota do palácio, ele já começou o tratamento. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas, mas o rei deve seguir com trabalho "de escritório" e obrigações de Estado (ele vai manter os encontros com o primeiro-ministro Rishi Sunak, por exemplo).

O rei está "totalmente confiante" em relação ao tratamento e quer voltar às suas funções públicas assim que possível, disse o palácio.

Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer. A divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica.

Charles III se tornou rei da Inglaterra aos 74 anos, no dia 6 de maio de 2023, após a morte de sua mãe, a rainha Elisabeth II - em setembro de 2022. Ela ficou no trono por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado. 

O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, William. Os filhos de William que estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis.

O príncipe Harry, filho mais novo de Charles que mora nos Estados Unidos, vai viajar para o Reino Unido para encontrar o pai. Harry e Charles já conversaram depois do diagnóstico

O que acontecerá se o rei for afastado?
Na nota do Palácio de Buckingham, afirma-se que o rei seguirá com seus deveres de Estado. Caso isso não seja possível em algum momento, há uma previsão do que deve acontecer.

Segundo a BBC, na Constituição do Reino Unido, determina-se que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.

Hoje, esse conselho tem os seguintes membros:
•    Rainha Camilla (mulher de Charles).
•    Príncipe William (filho mais velho).
•    Princesa Anne (irmã).
•    Príncipe Edward. (irmão).

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, porque agora eles são da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais.

William ficou afastado de compromissos públicos porque a mulher dele, Kate, está se recuperando de uma cirurgia abdominal, mas ele deve voltar ao trabalho no dia 7 de fevereiro. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

 

Matérias Relacionadas

Política

Edson Goldacker Junkes toma posse como prefeito interino em São João do Itaperiú

Junkes assume o cargo após a prisão do prefeito, Clézio Fortunato (MDB), e do vice-prefeito, Jaime Antônio de Souza (PL) investigados na Operação Mensageiro
Edson Goldacker Junkes toma posse como prefeito interino em São João do Itaperiú
Política

Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC

Parlamentar cita caso do Porto de Itajaí, que teve atividades paralisadas há mais de um ano
Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC
Política

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

Ele pode ser cassado por abuso de poder econômico na campanha de 2022
TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Ver mais de Política