dengue 2
Política

Lunelli lidera audiência pública sobre saneamento em SC

Mobilização ocorre após apontamento mostrar que metade dos municípios catarinenses não oferecem o serviço à população

30 Ago 2023 - 08h54Por Janici Demetrio
Lunelli lidera audiência pública sobre saneamento em SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na terça-feira (29), o deputado estadual Antídio Lunelli repercutiu na tribuna da Alesc o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado sobre saneamento básico. Conforme as informações, metade dos municípios catarinenses não contam com o serviço e também não possuem ações previstas para a universalização do marco legal.

O deputado, que também preside a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, convocou uma audiência pública para discutir o tema, orientar e mobilizar os prefeitos a adotar ações e políticas públicas de esgotamento sanitário. A realização da audiência foi aprovada pelos demais integrantes da comissão.

Segundo a lei, de três anos atrás, 90% da população brasileira deve passar a ter coleta e tratamento de esgoto até o fim de 2033. 

De acordo com Lunelli, os dados revelados pelo TCE mostram um enorme descaso no passado e também no presente com a questão do saneamento em Santa Catarina.

"A média de cobertura no Estado é de apenas 30%. Ficamos abaixo da média nacional, sem oferecer o mínimo para população”, disse em seu discurso.

O deputado ressaltou que conhece as dificuldades do setor público, principalmente para as cidades menores, por causa do alto custo das obras e enfatizou que é necessário investimento e planejamento para avançar.

“É possível encontrar alternativas de redes coletoras, com custo mais baixo, e buscar apoio na iniciativa privada”, pontuou.

Lunelli ainda destacou o município de Jaraguá do Sul, referência nacional em saneamento.

“Nos últimos sete anos, o índice de cobertura de esgoto no município saltou de 45% para 90%. E, em breve, a cidade deve se tornar uma das primeiras em Santa Catarina a atender totalmente a população com o serviço”, comentou.

Conforme especialistas, cada R$ 1 investido em saneamento proporciona R$ 29,19 em benefícios sociais aos brasileiros. “É mais saúde, melhores condições socioeconômicas e preservação do meio ambiente para todos”, garantiu Lunelli.

A data e o local da audiência pública ainda serão divulgados.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram

Matérias Relacionadas

Política

Edson Goldacker Junkes toma posse como prefeito interino em São João do Itaperiú

Junkes assume o cargo após a prisão do prefeito, Clézio Fortunato (MDB), e do vice-prefeito, Jaime Antônio de Souza (PL) investigados na Operação Mensageiro
Edson Goldacker Junkes toma posse como prefeito interino em São João do Itaperiú
Política

Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC

Parlamentar cita caso do Porto de Itajaí, que teve atividades paralisadas há mais de um ano
Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC
Política

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

Ele pode ser cassado por abuso de poder econômico na campanha de 2022
TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Ver mais de Política