vacina
Corupá

Iniciativa de turismo regional de Santa Catarina é finalista do prêmio “MuniCiência”

Projeto “Destinos do Quiriri” é o único concorrente catarinense em premiação realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

13 Fev 2020 - 15h20Por Da Redação

O que Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, cidades do Norte catarinense, têm em comum, além da proximidade geográfica? Cenários de natureza preservada, com cachoeiras, florestas de araucárias, trilhas, e um forte potencial turístico rural, ambiental e religioso. Juntas, as cidades formam a região que agora é chamada de “Destinos do Quiriri”.

Estas foram apenas algumas das características que chamaram a atenção dos técnicos que avaliam o prêmio MuniCiência, uma iniciativa que reconhece ações inovadoras em cidades de todo o país, idealizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que tem apoio da União Europeia no Brasil. O projeto “Destinos do Quiriri - A valorização do regional a partir do município” é um dos dez finalistas no Ciclo 2019/20 do prêmio, e o único representante de Santa Catarina.

A proposta de turismo regional, realizada pela equipe do Consórcio Intermunicipal Quiriri - que integra as quatro cidades -, foi apresentada à premiação e selecionada ainda em 2019. Agora, a decisão está nas mãos da comunidade catarinense: moradores podem votar para que o projeto seja um dos cinco campeões no país. A votação é online e deve ser feita pelo site do prêmio MuniCiência (https://municiencia.cnm.org.br/) até o dia 31 de março.

O “Destinos do Quiriri” concorre com projetos de cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Amapá, Espírito Santo e Rondônia. Os vencedores ganharão uma viagem para participar de um seminário internacional, além de reconhecimento no país inteiro.

Conheça mais o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=2FGRsh0Sy1s&feature=emb_logo

Turismo e desenvolvimento econômico

O objetivo principal do projeto “Destinos do Quiriri” é promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região. Foram mapeados, nas quatro cidades, 49 meios de hospedagem e 142 estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de espaços para eventos, atrativos culturais e naturais, propriedades que trabalham com o turismo rural de agricultura familiar, que podem ser diretamente beneficiados com o turismo regionalizado.

“O Consórcio Quiriri planejou ações de curto, médio e longo prazo, e almeja que, até 2027, possamos transformar a nossa região em um dos principais pontos turísticos do país. O prêmio vai valorizar ainda mais este nosso objetivo e levar as cidades para outro patamar”, acredita o prefeito de Corupá e presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, João Gottardi.

Entre estas ações, é possível destacar seis grandes iniciativas que devem ser tiradas do papel ao longo destes sete próximos anos: o Plano de Turismo Regional; Circuito das Aracuárias de Cicloturismo e Caminhantes; Programa Acolhida na Colônia; Placebranding e Plataforma de Comunicação; Campos Naturais do Quiriri; e Maria Fumaça.

Visita da CNM

Ainda no final de janeiro deste ano, técnicos da CNM estiveram na região para conhecer pessoalmente os atrativos. Entre outros locais, o grupo esteve na estação ferroviária de Rio Negrinho, onde conheceram o Trem da Serra do Mar (passeio de Maria Fumaça); no Centro Histórico de São Bento do Sul; no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá; e na Cascata Paraíso, em Campo Alegre.

Os técnicos conversaram com líderes políticos, empresários e gestores para reunir informações que serão relatadas no Guia de Reaplicação da CNM, e distribuídas para todo o país.

Como votar

Para eleger o projeto “Destinos do Quiriri”, você precisa votar na iniciativa até o dia 31 de março. Confira este passo a passo:

1. Acesse o site http://www.municiencia.cnm.org.br/principal/votacao_online_19_20

2. Selecione o vídeo Região Turística Destinos do Quiriri - A valorização do regional a partir do município.

3. Clique em votar

4. Preencha nome e e-mail.

5. Abra seu e-mail e valide o voto (caso isso não aconteça, ele não será computado).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
Ver mais de Corupá