Corupá

Iniciativa de turismo regional de Santa Catarina é finalista do prêmio “MuniCiência”

Projeto “Destinos do Quiriri” é o único concorrente catarinense em premiação realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

13 Fev 2020 - 15h20Por Da Redação
Iniciativa de turismo regional de Santa Catarina é finalista do prêmio “MuniCiência” - Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Corupá

O que Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, cidades do Norte catarinense, têm em comum, além da proximidade geográfica? Cenários de natureza preservada, com cachoeiras, florestas de araucárias, trilhas, e um forte potencial turístico rural, ambiental e religioso. Juntas, as cidades formam a região que agora é chamada de “Destinos do Quiriri”.

Estas foram apenas algumas das características que chamaram a atenção dos técnicos que avaliam o prêmio MuniCiência, uma iniciativa que reconhece ações inovadoras em cidades de todo o país, idealizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que tem apoio da União Europeia no Brasil. O projeto “Destinos do Quiriri - A valorização do regional a partir do município” é um dos dez finalistas no Ciclo 2019/20 do prêmio, e o único representante de Santa Catarina.

A proposta de turismo regional, realizada pela equipe do Consórcio Intermunicipal Quiriri - que integra as quatro cidades -, foi apresentada à premiação e selecionada ainda em 2019. Agora, a decisão está nas mãos da comunidade catarinense: moradores podem votar para que o projeto seja um dos cinco campeões no país. A votação é online e deve ser feita pelo site do prêmio MuniCiência (https://municiencia.cnm.org.br/) até o dia 31 de março.

O “Destinos do Quiriri” concorre com projetos de cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Amapá, Espírito Santo e Rondônia. Os vencedores ganharão uma viagem para participar de um seminário internacional, além de reconhecimento no país inteiro.

Conheça mais o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=2FGRsh0Sy1s&feature=emb_logo

Turismo e desenvolvimento econômico

O objetivo principal do projeto “Destinos do Quiriri” é promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região. Foram mapeados, nas quatro cidades, 49 meios de hospedagem e 142 estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de espaços para eventos, atrativos culturais e naturais, propriedades que trabalham com o turismo rural de agricultura familiar, que podem ser diretamente beneficiados com o turismo regionalizado.

“O Consórcio Quiriri planejou ações de curto, médio e longo prazo, e almeja que, até 2027, possamos transformar a nossa região em um dos principais pontos turísticos do país. O prêmio vai valorizar ainda mais este nosso objetivo e levar as cidades para outro patamar”, acredita o prefeito de Corupá e presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, João Gottardi.

Entre estas ações, é possível destacar seis grandes iniciativas que devem ser tiradas do papel ao longo destes sete próximos anos: o Plano de Turismo Regional; Circuito das Aracuárias de Cicloturismo e Caminhantes; Programa Acolhida na Colônia; Placebranding e Plataforma de Comunicação; Campos Naturais do Quiriri; e Maria Fumaça.

Visita da CNM

Ainda no final de janeiro deste ano, técnicos da CNM estiveram na região para conhecer pessoalmente os atrativos. Entre outros locais, o grupo esteve na estação ferroviária de Rio Negrinho, onde conheceram o Trem da Serra do Mar (passeio de Maria Fumaça); no Centro Histórico de São Bento do Sul; no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá; e na Cascata Paraíso, em Campo Alegre.

Os técnicos conversaram com líderes políticos, empresários e gestores para reunir informações que serão relatadas no Guia de Reaplicação da CNM, e distribuídas para todo o país.

Como votar

Para eleger o projeto “Destinos do Quiriri”, você precisa votar na iniciativa até o dia 31 de março. Confira este passo a passo:

1. Acesse o site http://www.municiencia.cnm.org.br/principal/votacao_online_19_20

2. Selecione o vídeo Região Turística Destinos do Quiriri - A valorização do regional a partir do município.

3. Clique em votar

4. Preencha nome e e-mail.

5. Abra seu e-mail e valide o voto (caso isso não aconteça, ele não será computado).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

App Prefeitura

Matérias Relacionadas

Geral

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Na Quarta-feira de Cinzas o início do expediente será às 12h
Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval
Corupá

Secretaria de Infraestrutura faz melhorias na via de acesso ao bairro João Tozini, em Corupá

Expectativa com as obras é eliminar o problema de erosão naquela região
Secretaria de Infraestrutura faz melhorias na via de acesso ao bairro João Tozini, em Corupá
Geral

Defesa Civil de Corupá monitora áreas de risco nesta segunda

Foram registrados dois deslizamentos em áreas do interior do Município durante a manhã. Situação não é tratada com gravidade
Defesa Civil de Corupá monitora áreas de risco nesta segunda
Educação

Dois mil alunos retornam às aulas na segunda-feira (10) em Corupá

Atividades nos Centros de Educação Infantil do Município iniciam nesta quinta-feira (6)
Dois mil alunos retornam às aulas na segunda-feira (10) em Corupá
Ver mais de Corupá