Jaraguá do Sul

Mais de 1,5 mil vistorias feitas pela Vigilância Sanitária desde o início da pandemia

Somente nessa quarta-feira foram realizadas 85 desse total

23 Jul 2020 - 15h20Por Da Redação
Mais de 1,5 mil vistorias feitas pela Vigilância Sanitária desde o início da pandemia - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Mais de 1,5 mil vistorias foram realizadas pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul desde o início da adoção de medidas para conter a pandemia do coronavírus na cidade, segundo a assistente de Controle e Fiscalização, Camila Fernandes. Deste total, 85 delas aconteceram em apenas uma noite – na última quarta-feira (22) –, quando três das dez equipes do setor percorreram 17 bairros e o Centro, verificando o cumprimento das novas medidas restritivas de prevenção ao Covid-19, contempladas no Decreto 14.033/2020.

De acordo com Camila Fernandes, os fiscais focaram as vistorias em bares e serviços de alimentação – verificando-se o fechamento às 18 horas – e nos estabelecimentos licenciados com tele-entrega. Além disso, orientaram munícipes que estavam em um parquinho com crianças na localidade de Garibaldi e vistoriaram uma academia no Centro. Ela informa que nessa ação nenhum local foi notificado ou interditado por desacatar o horário de fechamento, mas uma loja de conveniências será infracionada por descumprir exigências do Decreto.

A assistente de Controle e Fiscalização explica que os fiscais verificam principalmente o uso correto de máscaras, disponibilização de álcool 70%, controle de aglomeração e distanciamento, higiene dos ambientes e equipamentos. “Nesse período, três estabelecimentos foram interditados por medida cautelar até efetuarem as adequações necessárias”, informa Camila, destacando que, a cada 50 vistorias, uma gera notificação – termo de vistoria, auto de intimação ou auto de infração.

“Os processos administrativos abertos em virtude da entrega de Autos de Infração estão em processo de análise”, acrescenta Camila Fernandes, esclarecendo que, conforme consta no Decreto 14.033/2020, a infração é considerada grave e o valor da multa varia de R$ 1.896,00 a R$ 5.688,00.

A Vigilância Sanitária orienta os munícipes que, ao verificar qualquer irregularidade referente ao combate de propagação do Covid-19, registre denúncia nas Ouvidorias Geral (0800 642 0156) ou do SUS (0800 642 0136). Caso seja necessário intervenção da PM, a denúncia deve ser pelo número 190.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Foragido é recapturado durante blitz em Jaraguá do Sul

Fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (4)
Foragido é recapturado durante blitz em Jaraguá do Sul
Geral

Criminosos usam grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá para aplicar golpe

A Rádio Jaraguá reforça que não solicita código de acesso para entrar nos grupos, nem confirmação de e-mail, nem SMS ou algo do tipo.
Criminosos usam grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá para aplicar golpe
Saúde

Por falta de vacinas, Jaraguá suspende aplicação da primeira dose contra a covid-19

A aplicação da segunda dose (D2) segue normal.
Por falta de vacinas, Jaraguá suspende aplicação da primeira dose contra a covid-19
Saúde

Jaraguá bate recorde de vacinação contra a covid com duas mil doses aplicadas em um dia

Segundo o Painel Covid, 81 mil pessoas já receberam a primeira dose, 28 mil a segunda e 6 mil pessoas tomaram a dose única
Jaraguá bate recorde de vacinação contra a covid com duas mil doses aplicadas em um dia
Ver mais de Jaraguá do Sul