Premix Concreto
Geral

Tempestade solar gera alerta e dá espetáculo na Terra

09 Mar 2012 - 14h56

A maior tempestade solar em cinco anos levou companhias aéreas a desviarem, por precaução, seus voos e levantou temores de interrupções de energia e falhas em sistemas de GPS. Os efeitos na Terra, no entanto, foram menores do que os alertas dos cientistas.

Erupções no Sol ao longo da semana lançaram partículas ao espaço, as quais atingiram a Terra, nesta quinta-feira (8), às 7h45min (horário de Brasília), a uma velocidade de 6,4 milhões de km/h. A Nasa e outras agências espaciais advertiram que a tempestade poderia alterar os sistemas de posicionamento global (GPS), satélites e redes de energia, o que levou algumas companhias aéreas a mudarem suas rotas de voo próximas aos polos. Ontem, porém, houve apenas registro de breves apagões de rádio de alta frequência. A consequência mais visível foi uma impressionante aurora boreal, especialmente na Ásia Central.


O campo magnético da Terra, que envolve o planeta, está em uma posição favorável para amenizar o impacto dos ventos solares que trazem radiação e partículas. Como à medida que o evento avança o campo se modifica, os possíveis efeitos da tempestade solar podem se prolongar. Há, ainda, alertas de que novas erupções poderão ocorrer esta semana, causando novas rajadas que também teriam potencial de afetar a Terra.

As tempestades geomagnéticas e de radiação estão se tornando mais frequentes à medida que o sol passa de seu período mínimo de atividade solar para máximo - o que deve ocorrer no ano que vem.

CLICRBS.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví

Exclusivo para instituições do Terceiro Setor, religiosas ou não, o aplicativo, que é inteiramente gratuito, organiza processos e atividades centrais de cada entidade.
App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Ver mais de Geral