Geral

Superbactéria é identificada em quatro mortes em Florianópolis

17 Fev 2012 - 20h48

Pelo menos quatro pessoas já morreram em Florianópolis, duas em janeiro e duas em fevereiro, contaminadas pela superbactéria conhecida como KPC. Todas estavam internadas no Hospital Celso Ramos. As informações são do jornalista Rafael Martini, na coluna Visor.

A Secretaria de Estado da Saúde diz que ainda não é possível afirmar que a bactéria tenha sido a única responsável pelos óbitos, já que ela costuma atacar pessoas com baixa imunidade ou em estágio terminal. Nos quatro casos foi identificada a presença da superbactéria - assim chamada por ser resistente aos antibióticos.

No geral, os sintomas da bactéria KPC são como os de outras infecções, tais como febre, dores na bexiga e tosse. Oficialmente, está descartado risco de surto de contaminação em SC.

Diante do sinal de alerta, as áreas consideradas de risco foram isoladas no Celso Ramos. A Secretaria da Saúde também determinou uma ação preventiva nas demais unidades hospitalares da Capital.

O foco da contaminação também é incerto, já que um dos pacientes que morreram no Celso Ramos estava internado anteriormente no Hospital Universitário.

A bactéria

A bactéria KPC (Klebsiella pneumonia Carbapenemase) é um microrganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente às drogas existentes. Os primeiros casos do microorganismo foram detectados em pacientes internados em UTI, nos Estados Unidos.

No Brasil, segundo a Anvisa, já foram identificados 135 casos desde 2010. O contágio ocorre basicamente dentro do hospital, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

DIÁRIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Concluídas pavimentações em mais duas ruas de Jaraguá

Mais de 30 obras estão em andamento neste momento no município, com investimento de mais de R$ 30 milhões.
Concluídas pavimentações em mais duas ruas de Jaraguá
Economia

Emissão de alvarás de construção em Jaraguá cresce quase 70% em 2021

Nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura emitiu 366 alvarás de construção. Contra 218 no mesmo período do ano passado
Emissão de alvarás de construção em Jaraguá cresce quase 70% em 2021
Geral

Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim

Valor repassado será de R$ 730 mil 
Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim
Geral

Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro

Aprenda dicas importantes para manter sua casa sempre segura. Proteja o seu imóvel em Jaraguá do Sul
Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro
Ver mais de Geral