Geral

Secretário visita Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo

A capital tem 8,6 milhões de carros, motos, ônibus ou caminhões circulando

05 Mar 2019 - 08h00Por PMJS
Secretário visita Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

O secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Eduardo Bertoldi, esteve na cidade de São Paulo, entre os dias 26 e 27 de fevereiro, para conhecer o sistema de trânsito da capital paulista. De acordo com dados de 2018 da Companhia de Engenharia de Tráfego, a cidade tem uma frota de 7,4 veículos motorizados para cada dez habitantes. A capital tem 8,6 milhões de carros, motos, ônibus ou caminhões circulando.

E foi justamente no sentido de conhecer a estrutura que controla o tráfego e promove as ações de planejamento e engenharia que o secretário jaraguaense visitou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), onde foi recebido por André Castro, da Assessoria de Planejamento em Projetos da CET. O objetivo da conversa com ele, segundo Bertoldi, foi buscar informações de como está se comportando o sistema de uso de patinetes e bicicletas elétricas compartilhados, implantando há pouco mais de um ano na cidade.

“Neste período, houve um aumento de 1.600% na demanda de bicicletas e patinetes compartilhados”, conta Bertoldi, enfatizando que a ideia é muito interessante, inclusive para as características de Jaraguá do Sul. “Conversamos também com o gerente da empresa Yellow, que presta este serviço, e vamos marcar uma agenda aqui em Jaraguá do Sul para ele conhecer a realidade das vias e dos locais onde, possivelmente, poderá ser implantado este serviço”, acrescenta.

Com a CET, ainda foram tratados assuntos como mobilidade urbana e transporte coletivo, onde o secretário Eduardo Bertoldi relatou a situação do transporte coletivo local. “Tivemos sugestões importantes por parte da equipe deles, no sentido de podermos solucionar o problema de Jaraguá do Sul de forma definitiva”, comenta.

Outro compromisso do secretário foi na Clear Channel Brasil, que é a maior empresa do mundo em se tratando de publicidade em equipamentos públicos, operando em 28 países. No Brasil, opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. A reunião com a empresa foi para tratar da substituição de abrigos de passageiros em Jaraguá do Sul. Bertoldi foi recebido pelo Diretor de Desenvolvimento e Inovação, Thiago Gadelha Alves, e pelo Gerente de Inovação, Leonardo Waslh.

“Importante destacar que existem dois modelos de abrigos aqui em Jaraguá do Sul, onde temos em péssimo estado os equipamentos de metal na área central. Nos bairros e no interior temos o modelo estilo germânico feito em alvenaria e telhas, que atende muito bem a esses locais. O objetivo desta visita foi verificar a possibilidade de trocar os abrigos de metal da região central”, explica.

Atualmente, existem 120 abrigos de passageiros de metal (com vida útil de sete anos) e a intenção é instalar abrigos mais modernos, com durabilidade de pelo menos 30 anos. “O modelo deles é o mesmo adotado em Curitiba, desenvolvido e instalado pela Clear Channel na capital do Paraná”, informa.

Apesar de a empresa Clear Channel Brasil atuar em cidades com mais de um milhão de habitantes, Eduardo Bertoldi, diz que houve uma receptividade muito boa por parte dos representantes e a informação de que existem parceiros da Clear no Brasil que desenvolvem projetos iguais para municípios menores. 

Nesta semana, o secretário manterá contato com essas empresas parceiras para avaliar a possibilidade de substituição de abrigos de passageiros no município de Jaraguá do Sul. “O objetivo da Secretaria de Planejamento e Urbanismo é, através da publicidade nestes abrigos, fazer a instalação de forma gratuita dos equipamentos, ou seja, a empresa instala e explora os espaços publicitários com os painéis de LED”, antecipa o secretário. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na próxima semana

Os trabalhos consistem no desligamento do transformador da ETA para fazer a troca da fiação de saída do transformador que alimenta toda a estação
Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na próxima semana
Geral

Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março

Desde o início da pandemia, o número de benefícios mensais concedidos se mantém acima da média de três mil. Em 2021, o valor investido é de quase R$ 1,4 milhão
Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março
Geral

Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação

Cadastur e Viaje+SC dão visibilidade aos estabelecimentos em todo o País e fora dele
Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação
Geral

Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral

Casal pagou por poltronas mais confortáveis, em viagem para os EUA, mas não conseguiu usar
Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral
Ver mais de Geral