secel
Geral

Secretário de Educação participa nesta terça-feira de audiência com deputados para discutir lei do piso nacional

10 Abr 2012 - 13h35

Até amanhã, representantes do governo e dos professores da rede estadual terão reuniões para avançar na proposta salarial do magistério, rejeitada no mês passado pela categoria. Na sexta-feira, será feita a conclusão das discussões.

Para  debater a lei do piso nacional, o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, participa nesta terça-feira de audiência com deputados em Brasília. O secretário acredita que apenas na sexta-feira haverá algo mais concreto para ser apresentado aos professores. 

- Ainda é prematuro adiantar algo - ressaltou Deschamps.

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Alvete Bedin, voltou a afirmar que se o governo não apresentar uma proposta que agrade os professores, eles entrarão em greve a partir de 17 de abril. 

- As discussões vão continuar até quarta-feira e na sexta-feira esperamos ter uma nova posição do governo - enfatizou a coordenadora.

O impasse começou ao ser anunciado, em fevereiro, o reajuste de 22% sobre o piso, que passou de R$ 1.187 para R$ 1.451. O governo determinou o pagamento do novo valor para os 30 mil professores que ainda não recebiam isso no salário-base e propôs parcelar o percentual de aumento para os demais: 8% foram dados neste ano, e o restante seriam divididos em 2013 e 2014.

Os professores não aceitaram, porque pedem o repasse imediato dos 22% a todos os docentes. Nesta terça-feira, o secretário participa de uma audiência pública em Brasília, que vai discutir a lei do piso.

Deschamps acredita que serão levantados três pontos: o percentual do reajuste, para que seja calculado com base na variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor e não mais em cima do custo do aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o texto da lei, que para o secretário contribui para o achatamento das carreiras, como aconteceu em Santa Catarina e mais recursos para educação, que ajudariam os estados a cumprirem a legislação.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral