vacina
Geral

SC volta a ter previsão de temporais e chuva volumosa

Defesa Civil e Epagri emitiram um alerta conjunto para o risco alto de chuvas por todo o estado nos próximos dias; regiões mais preocupantes são o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte

23 Out 2023 - 17h55Por Janici Demetrio
SC volta a ter previsão de temporais e chuva volumosa   - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A semana será marcada por tempo instável em Santa Catarina, entre a segunda (23) e a quinta-feira (26) uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados no estado, principalmente ao longo da terça-feira (25) em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante deste período, a instabilidade ocorre intercalada com momentos de melhoria. 

Entre a sexta-feira (27) e o sábado (28) o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. 

Inicialmente, na sexta-feira (27) a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do estado, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte. 

No período de sexta (27) a sábado (28) são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. No restante do estado, os acumulados ficam entre 80 mm a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

Situação e Previsão Hidrológica

Com a volta das chuvas, Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Entre a segunda-feira (23) e quinta-feira (26) o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte são áreas em destaque, que apresentam risco para alagamentos.

No período de sexta-feira (27) a sábado (28) o risco é ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e MUITO ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

Capturar 12 1

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS

Entidades se unem em prol dos atingidos pela enchente
Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta

Até o momento, 12 municípios registraram informações de ocorrências
SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta
Geral

Barragem 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, se rompe parcialmente, diz governador

Barragem fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra.
Barragem 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, se rompe parcialmente, diz governador
Ver mais de Geral