transito
Saúde

São José amplia atendimento em oncologia

02 Mai 2012 - 11h23

O Hospital e Maternidade São José vai ampliar o atendimento em oncologia e comprar um novo equipamento para o tratamento de radioterapia até o final de 2012. A ampliação faz parte de um conjunto de obras  que serão apresentadas pelo presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Mattos, no dia 14 de maio  no Centro Empresarial. A unidade de oncologia atende de 580 a 900 pessoas por mês, com consultas. Atualmente, 380 pacientes estão em tratamento contra o câncer. 


Há quatro consultórios na unidade, divididos entre 12 médicos e salas para sessões de quimioterapia e radioterapia. Segundo a gerente administrativa da Onco Clínica, empresa terceirizada pela instituição para o atendimento em quimioterapia, Olici Pierina Zat, a intenção é dobrar a capacidade de atendimentos. Segundo ela, atualmente são feitas 40 consultas por dia e 15 sessões de quimioterapia por mês. A intenção é dobrar o número de consultórios para que mais pacientes sejam atendidos ao mesmo tempo. 

O hospital é credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde dezembro de 2008 para tratamento em oncologia de alta complexidade. Para o tratamento com quimioterapia, atende somente pelo SUS os municípios da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Há uma sala para sessões de quimioterapia com uma cabine de fluxo laminar, usada para manipulação dos medicamentos usados no tratamento. Para tratamento com radioterapia, atendendo SUS e convênios, recebe pacientes de 12 municípios do Vale do Itapocu e do Planalto Norte. Na sala de radioterapia, há um acelerador linear, equipamento semelhante a um raio X. O mesmo aparelho realiza as sessões e o procedimento antes para calcular a quantidade de radiação que será usado. 


O hospital quer ter, até o final do ano, um tomógrafo destinado exclusivamente para o procedimento anterior ao tratamento. É um equipamento mais simples que irá acelerar o fluxo de tratamento dos pacientes, segundo Paulo Mattos, reforçando que as obras em andamento irão adequar a estrutura à demanda por atendimentos na instituição, pois o aumento da demanda por atendimentos cresceu em três anos aquilo que era esperado para ocorrer em cinco anos.

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral