Geral

Santa Catarina é o segundo Estado com mais bairros no Brasil

02 Jul 2011 - 13h36

Mais organizada e com ações de planejamento urbano municipal eficientes. Assim Santa Catarina foi revelada no Censo 2010. O levantamento feito em pouco mais de 14 mil bairros brasileiros mostra que o Estado está na segunda colocação nacional em relação ao número de comunidades legalmente constituídas no Brasil.

Enquanto que no país apenas 719 dos 5,46 mil municípios possuem bairros, Santa Catarina conta com esta divisão em 102, das 293 cidades. Os dados apresentados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está cima da média nacional em relação ao número de bairros por municípios.

O primeiro colocado é o Rio Grande do Sul, que tem bairros em 146, das 496 cidades. Ainda assim, a média é mantida: 34,81% das cidades catarinenses possuem, no estado Gaúcho são 29,4%.

Uma das causas da baixa quantidade de municípios com bairros no Brasil é que, em muitas cidades, estes locais não são registrados legalmente. O Censo 2010 só visitou os locais onde, por lei, as comunidades existem. Em outros casos que não fizeram parte do levantamento, a divisão pode ser por distritos ou subdistritos, é o que acontece nas capitais, Brasília e Salvador.

Florianópolis tem mais bairros

Florianópolis concentra o maior número de bairros, a cidade tem 89 dos 1.446 registrados no Estado. Lages vem na sequência com 69 e é seguida por Criciúma onde existem 57. Joinville - que tem o maior numero de habitantes - está na quarta colocação, com 43 comunidades constituídas.

Na Capital, o Centro manteve a posição de bairro com maior número de habitantes, além de ser o que teve menor variação populacional, de 44,07 mil em 2000, passou para 44,31 mil em 2010. É também é o local com o menor número de homens, são 81,5 para cada 100 mulheres.

Em cerca de 400 bairros do Brasil, a população mais que dobrou nestes 10 anos. Em Florianópolis, o destaque foi o Capivari, no Norte da Ilha. No ano 2000 existiam 8,68 mil pessoas morando no local, em 2010 o Censo registrou 17,03 mil.

A quantidade de bairros da Capital catarinense aumentou de 88 para 92. Mas, em alguns locais, onde o número de moradores já era baixo em 2000, no último Censo, ficou ainda menor. O Morro do Peralta, por exemplo, tinha apenas quatro habitantes. Na última averiguação demográfica foram encontrados apenas dois.

DIARIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Proteção Social Básica de Jaraguá do Sul apoia campanha "Faça Bonito"

Esta terça-feira (18), é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Geral

Homem do campo garante direitos e benefícios ao emitir Nota Fiscal

Documento é obrigatório na circulação de bens e materiais relacionados com as atividades, mercadorias e produtos de uma propriedade rural
Homem do campo garante direitos e benefícios ao emitir Nota Fiscal
Geral

Setor produtivo e parlamentares terão audiência com ministro da Infraestrutura

Em reunião semipresencial, nesta segunda-feira (17) representantes do COFEM e parlamentares debateram uma agenda conjunta de prioridades
Geral

Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem

Dados de uma pesquisa referente ao ano de 2020, revelaram que 91% da população entrevistada em nosso município pratica a reciclagem em suas residências.
Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem
Ver mais de Geral