Caraguá
Santa Catarina

Santa Catarina é destaque em evento nacional do setor elétrico

29 Mar 2017 - 17h49
O Estado foi representado pelos técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Chapecó, Rafael Gasparini, que é gerente da coordenadoria na cidade e pelo geógrafo, Alessandro Antoniolli. Atualmente, 388 usinas hidrelétricas de pequeno porte estão licenciadas em Santa Catarina. Somente em 2016, foram emitidas mais de 60 licenças para o setor.

“Estamos muito ágeis no licenciamento ambiental em relação aos outros estados. Os números mostram isso. Temos três polos regionais – Chapecó, Lages e Rio do Sul – além da sede em Florianópolis, que avaliam os estudos com agilidade e diminuem a espera do empreendedor”, explica o gerente da Fatma em Chapecó, Rafael Gasparini.

Outro destaque apontado está no trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que realiza a interlocução entre os órgãos estaduais. “A implantação do programa SC+Energia pelo governador Raimundo Colombo há dois anos trouxe um grande avanço. A emissão de licenças para o setor é prioridade dentro da Fatma”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O evento, que ocorre até quarta-feira (29) é organizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch). O objetivo é debater técnica e comercialmente o setor no país, que passou por mudanças. A capacidade de gerar energia para as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) passou de 3 MW para 5 MW. De acordo com a associação, a mudança simplifica o processo de licenciamento, diminui o tempo de construção do empreendimento e dispensa a apresentação de projeto básico na Aneel.

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo

Veja como votar
Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo
Geral

Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul emitiu nota de pesar
Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá
Geral

Evento online quer potencializar recursos de incentivos fiscais a projetos sociais em SC

O tema será abordado pelo assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, e pela líder do programa Fundo Social, Andressa Mongruel Martins Vicenzi
Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Ver mais de Geral