Séculus
Corupá

Resíduos é o tema da Educação Ambiental deste ano em Corupá

28 Out 2015 - 17h31

   As atividades do Programa de Educação Ambiental “Relação do Homem com a Natureza”, na versão 2015, iniciaram na segunda quinzena de outubro, em Corupá. O programa envolve 220 alunos de nove turmas do 4º ano do ensino fundamental, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e da escola estadual São José. Estes alunos serão multiplicadores de ideias e ações.


    O projeto deste ano é  “Resíduos” para que os alunos reconheçam que todo ser humano é produtor de lixo, que muito desse lixo não é lixo. Utilizando a consciência e respeito à natureza, pode-se com atitudes simples evitar a degradação ambiental, bem como a poluição do planeta, também pode-se  Re-ciclar, dar um novo ciclo de “vida” a algo dito, sem utilidade.

“Optamos pelo tema “Resíduos”, porque estamos vivendo em um tempo, em que diariamente somos estimulados ao consumo, extraímos matéria prima e devolvemos ao meio, montanhas de lixo, sem mencionar que esse consumo cresce mais rápido que a capacidade da natureza em recompor”, explica a professora Francieli Bronstrup, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental.

 Metodologia e Atividades

   O projeto acontece de outubro a novembro, com  três encontros em cada turma. A metodologia será por meio de palestras, debates, documentários/filmes, dinâmicas de grupo, oficinas,  estudos de caso, e visitas aos locais relacionados com o tema.

   O primeiro encontro foi finalizado na semana passada, em que foi trabalhada a história do lixo, as modificações dos resíduos na medida em que o tempo passa, reflexões sobre nossas atitudes, como nossas ações refletem na vida de outros seres vivos, e que devemos ser responsáveis por esse planeta.


   No segundo encontro será estudada a diferença entre lixo e resíduos, a coleta seletiva, a reciclagem, o tempo de decomposição dos resíduos no meio ambiente e o destino final dos mesmos. E para encerrar, no mês de novembro acontecerá o terceiro encontro, na Rota das Cachoeiras, com a realização de duas oficinas: papel reciclado e sabão com óleo de cozinha usado.

   “Preocupados, e percebendo que as relações do homem com a natureza não foram sempre da forma como são hoje, o projeto visa aproximar o Ser Humano da natureza, respeitando-a e sensibilizando-se cada vez mais com as questões ambientais”, enfatiza a professora Francieli Bronstrup.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais

As 20 crianças participaram do programa Colaborador Mirim. A ação estabelece um dia do ano para que os servidores possam levar seus filhos à empresa
Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais
Geral

Carteira de identidade muda e passa a ter CPF como número único

Nova regra começa a valer em Santa Catarina já em novembro. Veja:
Carteira de identidade muda e passa a ter CPF como número único
Geral

Facebook derruba live de Bolsonaro

Presidente associou a vacina contra a covid-19 ao desenvolvimento mais rápido da Aids
Facebook derruba live de Bolsonaro
Geral

Aeropark Vale Europeu coloca Guaramirim no mapa da aviação executiva

Neste momento, são seis hangares construídos e quatro em construção
Aeropark Vale Europeu coloca Guaramirim no mapa da aviação executiva
Ver mais de Geral