transito
Corupá

Resíduos é o tema da Educação Ambiental deste ano em Corupá

28 Out 2015 - 17h31

   As atividades do Programa de Educação Ambiental “Relação do Homem com a Natureza”, na versão 2015, iniciaram na segunda quinzena de outubro, em Corupá. O programa envolve 220 alunos de nove turmas do 4º ano do ensino fundamental, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e da escola estadual São José. Estes alunos serão multiplicadores de ideias e ações.


    O projeto deste ano é  “Resíduos” para que os alunos reconheçam que todo ser humano é produtor de lixo, que muito desse lixo não é lixo. Utilizando a consciência e respeito à natureza, pode-se com atitudes simples evitar a degradação ambiental, bem como a poluição do planeta, também pode-se  Re-ciclar, dar um novo ciclo de “vida” a algo dito, sem utilidade.

“Optamos pelo tema “Resíduos”, porque estamos vivendo em um tempo, em que diariamente somos estimulados ao consumo, extraímos matéria prima e devolvemos ao meio, montanhas de lixo, sem mencionar que esse consumo cresce mais rápido que a capacidade da natureza em recompor”, explica a professora Francieli Bronstrup, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental.

 Metodologia e Atividades

   O projeto acontece de outubro a novembro, com  três encontros em cada turma. A metodologia será por meio de palestras, debates, documentários/filmes, dinâmicas de grupo, oficinas,  estudos de caso, e visitas aos locais relacionados com o tema.

   O primeiro encontro foi finalizado na semana passada, em que foi trabalhada a história do lixo, as modificações dos resíduos na medida em que o tempo passa, reflexões sobre nossas atitudes, como nossas ações refletem na vida de outros seres vivos, e que devemos ser responsáveis por esse planeta.


   No segundo encontro será estudada a diferença entre lixo e resíduos, a coleta seletiva, a reciclagem, o tempo de decomposição dos resíduos no meio ambiente e o destino final dos mesmos. E para encerrar, no mês de novembro acontecerá o terceiro encontro, na Rota das Cachoeiras, com a realização de duas oficinas: papel reciclado e sabão com óleo de cozinha usado.

   “Preocupados, e percebendo que as relações do homem com a natureza não foram sempre da forma como são hoje, o projeto visa aproximar o Ser Humano da natureza, respeitando-a e sensibilizando-se cada vez mais com as questões ambientais”, enfatiza a professora Francieli Bronstrup.

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral