transito
Geral

Região é destaque na oferta de vagas de emprego no Movimento SC pela Educação

Com 122 vagas, Jaraguá do Sul é o município que mais gerou oportunidades, de acordo com o levantamento

09 Jun 2021 - 10h00Por Janici Demetrio
Região é destaque na oferta de vagas de emprego no Movimento SC pela Educação  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A plataforma do Movimento SC pela Educação registra atualmente a oferta de 625 vagas ativas de emprego ou estágio nos setores de indústria, comércio, serviços, transporte e agricultura em Santa Catarina.

Com 122 vagas, Jaraguá do Sul é o município que mais gerou oportunidades, de acordo com o levantamento, que inclui ainda as regiões do Alto Vale do Itajaí, Centro Norte, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Joinville, Meio Oeste, Oeste, Serra Catarinense, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí.

O vice-presidente da FIESC na região, Célio Bayer, analisa o número como uma demonstração do reaquecimento da economia, com destaque para a indústria de transformação e o potencial exportador da região. Avalia que o primeiro quadrimestre registra a geração de cerca de 5 mil vagas, das quais mais de 2.500 no setor industrial.

“Na medida em que muitos países estão retomando a normalidade gradativamente em relação à pandemia, o volume de negócios no mercado internacional faz aumentar a produção da indústria brasileira e como a região da Amvali tem o perfil exportador e com foco na inovação, há uma maior demanda e isso reflete no aumento da capacidade de produção”, sublinha Bayer.

Para o empresário, que também preside a Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria, a inserção deste segmento na cadeia de negócios internacionais tende a contribuir ainda mais para um novo ciclo econômico.

“Esse desempenho não nos surpreende, mas nos traz uma responsabilidade cada vez maior em relação aos cuidados para que a plena reinserção da atividade produtiva continue ocorrendo de maneira segura e buscando sempre os diferenciais competitivos da indústria na região”.

O gerente executivo do SENAI e do SESI, Jefferson Galdino, reforça a relevância da ferramenta na aproximação de quem busca oportunidades de trabalho e as empresas que ampliam os quadros de empregados.

No total, são 434 vagas de emprego (em período integral ou meio período) e quase 200 vagas de oportunidades de estágio, sendo 163 agenciadas pelo IEL.

Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, a plataforma registrou cerca de 177 mil visualizações. Além das vagas, é possível registrar o currículo profissional e acompanhar a disponibilidade de cursos de formação.

A ação está alinhada ao novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável. 

A Plataforma é uma iniciativa das federações das Indústrias (FIESC), Comércio e Serviços (Fecomércio), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), com parceria da ACATE, SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos e Prefeitura de Florianópolis.

Confira as vagas por região

Jaraguá do Sul – 122

Alto Vale do Itajaí – 59

Centro Norte – 68

Meio Oeste – 15

Extremo Oeste – 23

Foz do Rio Itajaí – 16

Joinville – 64

Oeste – 73

Serra catarinense – 14

Grande Florianópolis – 52

Sul – 49

Vale do Itajaí – 70

Total: 625

 

Vagas por setor econômico

Indústria:  353

Comércio/Serviços/Turismo: 269

Transporte e Logística: 3

 

Vagas por tipo

Emprego: 434

Estágio: 191, sendo 163 agenciadas pelo IEL/SC

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral