transito
Geral

PSDB vai pedir investigação sobre Ideli na Comissão de Ética, diz líder

03 Abr 2012 - 14h16

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou na tarde desta segunda-feira (2) que o partido irá ingressar com uma representação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República pedindo que seja investigada a suposta relação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com uma empresa contratada pelo ministério da Pesca.


Por meio de nota, Ideli negou a ligação com a empresa. Sobre a representação anunciada pelo PSDB, a assessoria de Ideli afirmou que a ministra só irá se manifestar quando a representação chegar à comissão.

Reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" publicada na sexta-feira (30) afirma que a empresa Intech Boating foi contratada pelo Ministério da Pesca para construir lanchas-patrulha no valor de R$ 1 milhão cada. Segundo o jornal, após a contratação, a empresa foi procurada pelo PT de Santa Catarina para doar R$ 150 mil ao comitê local.

Ainda de acordo com o a reportagem, o PT catarinense pagou 81% dos custos da campanha de Ideli ao governo daquele estado, em 2010. Ela perdeu a eleição, assumiu o ministério da Pesca em 2011 no governo de Dilma Rousseff e, em seguida, a Secretaria de Relações Institucionais.

Segundo Alvaro Dias, o PSDB já havia feito um pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) no ano passado para que fosse feita uma investigação sobre o contrato.


"O fato novo é a contribuição à campanha eleitoral. Portanto, cabe agora à Comissão de Ética Pública da Presidência da República investigar este fato. O tribunal de Contas continua investigando. O requerimento está sendo preparado e vamos protocolar ainda hoje para que a Comissão de Ética Pública instaure os procedimentos necessários à esfera do Poder Executivo", afirmou o senador.

Em nota divulgada ainda na sexta-feira (30), a ministra negou qualquer relação com a empresa. Segundo a nota, "a doação questionada pelo jornal 'O Estado de São Paulo', não foi feita para a candidatura de Ideli Salvatti ao governo do Estado". A nota ainda afirma que a doação da empresa foi destinada ao Comitê Financeiro do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina e não a Ideli.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral