vacina
licença-maternidade

Proposta aumenta licença-maternidade para mães de bebês prematuros

11 Dez 2015 - 10h48

 A proposta altera a Constituição para começar a contar a licença a partir do dia em que o bebê prematuro tem alta do hospital. A ideia do texto é que as mães de bebês nascidos entre a vigésima e trigésima semana de gestação tenham mais tempo para cuidar dos filhos, sem prejudicar os empregos. O autor da proposta e pai de gêmeos que nasceram prematuros, senador Aécio Neves do PSDB de Minas Gerais, afirma que essa proposta dá mais tranquilidade para que as mães possam trabalhar.


Para ele, o sistema público de saúde precisa estar preparado para receber os bebês que nascem prematuramente. “Mais importante que isso é o Senado da República chamar a atenção para a necessidade de nós termos na rede pública investimentos em todas as regiões do Brasil, tanto em equipamentos que possam garantir a sobrevivência dessas crianças, mas também o treinamento de pessoal especificamente qualificado para tratá-las. Hoje, a diferença entre ter e não ter determinado equipamento, é a diferença entre a vida e a morte.”

A relatora do projeto, senadora Simone Tebet do PMDB, do Mato Grosso do Sul, explica que a cada 10 bebês, um nasce prematuro. Segundo ela, é primordial que a criança esteja com a mamãe durante os primeiros meses de vida. “Para a criança é fundamental que depois que ela saia dos aparelhos, ela tenha, pelo menos, esses quatro meses de tempo integral com a mãe. O afeto, o amor e a amamentação são capazes de fazer com que essa criança se desenvolva ainda mais rápido. Por isso, a importância desse projeto: porque um a cada 10 bebês nascem prematuramente.”

De acordo com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, a proposta de emenda é uma das mais importantes aprovadas pelo Senado, em 2015. A proposta segue para votação na Câmara dos Deputados.

 Fonte: Agência do Rádio

Matérias Relacionadas

Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral