dengue 2
Geral

Pronatec Social oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

26 Nov 2012 - 16h43

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social possui 22 mil matriculados em 237 diferentes cursos em Santa Catarina. A estimativa é de que 15 mil alunos estejam frequentando as aulas.  O programa integra as ações do Pacto pela Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que prevê investimentos de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014. A meta é qualificar mais de 30 mil trabalhadores no ano que vem.


O Estado aderiu ao programa que é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e os investimentos chegam a R$ 31 milhões. Santa Catarina é o segundo estado do Brasil em matrículas no Pronatec Social.

A SST/SC contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Os alunos estão matriculados no sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat), e institutos federeais (IFSC e IFC), em 122 municípios catarinenses. No total, 232 municípios já aderiram ao programa.  "Os cursos de qualificação facilitam a inserção no mercado de trabalho, o que contribui para a geração de renda e inclusão social das pessoas", afirma o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Os cursos do Pronatec Social destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.  A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.

A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. A inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, que indicam detalhes como horário e local para frequentar as aulas.

Saiba mais:

Onde fazer a inscrição?
Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios que aderiram ao Pronatec Social SC.


Quem pode participar?
Pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.

Quem vai ministrar os cursos?
Os cursos são realizados no Sistema S, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nos Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC).

Qual o período dos cursos?
As aulas terão duração de 160h/aula a 350h/aula.

E depois dos cursos?
Após a realização do curso o Sine/SST fará a mobilização para intermediar o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Quem faz o Pronatec Social perde outros benefícios?
Os alunos que se inscreverem não perdem o recebimento de benefícios do governo federal após a realização nos cursos.

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral