Imobiliária Coralli
Geral

Pronatec Social oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

26 Nov 2012 - 16h43

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social possui 22 mil matriculados em 237 diferentes cursos em Santa Catarina. A estimativa é de que 15 mil alunos estejam frequentando as aulas.  O programa integra as ações do Pacto pela Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que prevê investimentos de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014. A meta é qualificar mais de 30 mil trabalhadores no ano que vem.


O Estado aderiu ao programa que é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e os investimentos chegam a R$ 31 milhões. Santa Catarina é o segundo estado do Brasil em matrículas no Pronatec Social.

A SST/SC contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Os alunos estão matriculados no sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat), e institutos federeais (IFSC e IFC), em 122 municípios catarinenses. No total, 232 municípios já aderiram ao programa.  "Os cursos de qualificação facilitam a inserção no mercado de trabalho, o que contribui para a geração de renda e inclusão social das pessoas", afirma o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Os cursos do Pronatec Social destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.  A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.

A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. A inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, que indicam detalhes como horário e local para frequentar as aulas.

Saiba mais:

Onde fazer a inscrição?
Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios que aderiram ao Pronatec Social SC.


Quem pode participar?
Pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.

Quem vai ministrar os cursos?
Os cursos são realizados no Sistema S, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nos Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC).

Qual o período dos cursos?
As aulas terão duração de 160h/aula a 350h/aula.

E depois dos cursos?
Após a realização do curso o Sine/SST fará a mobilização para intermediar o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Quem faz o Pronatec Social perde outros benefícios?
Os alunos que se inscreverem não perdem o recebimento de benefícios do governo federal após a realização nos cursos.

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Mudança no mapa de risco permite a abertura de parques e a realização de jogos recreativos em Jaraguá do Sul

Decisão do Município foi possível em função da nova classificação que o Estado fez da região Nordeste. Igrejas podem funcionar com 50% da capacidade
Mudança no mapa de risco permite a abertura de parques e a realização de jogos recreativos em Jaraguá do Sul
Política

Realização de debates deve seguir regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral

Ressalta-se que os debates realizados durante o período eleitoral devem ser informados com antecedência à Justiça Eleitoral
Realização de debates deve seguir regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Matriz aponta pela primeira vez Santa Catarina sem regiões em estado gravíssimo

Essa é a melhor condição do estado em relação ao risco de contaminação pelo novo coronavírus desde junho
Coronavírus em SC: Matriz aponta pela primeira vez Santa Catarina sem regiões em estado gravíssimo
Corupá

Kit emergencial da merenda poderá ser retirado entre 29 de setembro e 2 de outubro em Corupá

No mesmo período, a Secretaria de Educação irá entregar os boletins dos estudantes e a nova remessa de atividades escolares também estará disponível para retirada
Kit emergencial da merenda poderá ser retirado entre 29 de setembro e 2 de outubro em Corupá
Ver mais de Geral