Mês do Trânsito - Rádio
Educação

Professores avaliam nova proposta salarial do governo

17 Abr 2012 - 17h38

Os professores da rede pública estadual decidem em assembléia geral nesta terça-feira, se entram ou não em greve. Para evitar uma paralisação o governo apresentou ao SINTE, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, uma nova proposta que chamou de plano de revitalização da carreira do professor. O secretário da educação, Eduardo Deschamps garantiu que agora o governo chegou a um formato de proposta que atende a principal reclamação dos professores, que é o achatamento da carreira. A compressão da tabela foi provocada com a implantação do piso nacional. Quem ganhava menos do que o piso, teve o salário reajustado até chegar nele e aqueles que já ganhavam mais que o piso, não tiveram o mesmo reajuste proporcional, o que fez o salário de um professor iniciante que tem apenas o Magistério, praticamente se igualar com o que recebe um professor com prós graduação. O secretário Eduardo Deschamps destaca que a nova proposta do governo aumenta a diferença entre os níveis de titulação dos professores.

[jwplayer mediaid="77294"]

A proposta do governo é aplicar a nova tabela em cinco etapas, começando em agosto deste ano e terminando em dezembro de 2013. Os avanços da proposta do governo atingem 19 mil professores na ativa e o impacto sobre a folha de pagamento do magistério se mantém no patamar de R% 600 milhões de reais a mais neste ano, mesmo valor previsto pelo governo em propostas anteriores. O secretário comenta que será possível descompactar a tabela salarial com redução de custeio e reprogramação dos investimentos.

[jwplayer mediaid="77288"]

A coordenadora estadual do Sinte, Alveti Bedin, antecipou que a proposta do governo ainda não atende a categoria, mas eles querem que o reajuste de 22,22% no piso do magistério seja aplicado para os professores de todos os níveis e que o indicativo continua sendo o de greve.

[jwplayer mediaid="77290"]

O secretário de educação, Eduardo Deschamps, comentou sobre a possibilidade de uma nova greve dos professores.

[jwplayer mediaid="77292"]

Matérias Relacionadas

Geral

Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos

Avião de transporte militar caiu durante voo de treinamento
Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos
Geral

Nasa anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024

Antes disso, agência lançará dois testes de voo ao redor do satélite
Nasa anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024
Saúde

Doações de órgãos caíram 40% com pandemia

Ministério da Saúde lançou hoje campanha para aumentar doações
Doações de órgãos caíram 40% com pandemia
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram 23 novos casos e 17 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus
Ver mais de Geral