Jaraguá do Sul

Prefeitura de Jaraguá urbaniza 33 ruas em 16 loteamentos irregulares

O investimento será de R$1,3 milhão para a urbanização dessas áreas

25 Fev 2019 - 17h00Por Sérgio Luiz
Prefeitura de Jaraguá urbaniza 33 ruas em 16 loteamentos irregulares - Crédito: Sérgio Luiz Crédito: Sérgio Luiz

A Prefeitura de Jaraguá do Sul está urbanizando 33 ruas localizadas em 16 loteamentos irregulares, com serviços de concretagem e implantação de infraestrutura nessas vias. De acordo com o diretor municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Luís Fernando Almeida, a medida complementa o trabalho iniciado em 2018 para a regularização fundiária plena dessas áreas.

Câmara de Vereadores de Jaraguá

Segundo a Lei Federal 13.465/2017 (que dispõe sobre regularização fundiária rural e urbana), é obrigação do poder público não só providenciar a legalização registral, mas também a urbanização desses locais, viabilizando a implantação de redes pluvial, de água, de esgoto e elétrica, além de acesso adequado às residências. Antes dessas melhorias, segundo Almeida, havia famílias vivendo em condições muito precárias. Ele cita como exemplo, o caso de 16 famílias do Loteamento Souza, que utilizavam uma mesma rede de energia elétrica.

O Loteamento Souza, que fica entre os bairros Nereu Ramos e Santo Antônio, é o maior loteamento na área urbana de Jaraguá do Sul, com cerca de 200 famílias, foi o primeiro a passar pelo processo de urbanização. Luís Fernando reconhece que a pressão do Ministério Público ajudou na regularização da situação de forma justa e completa.

No entanto, o município segue com a revisão dos imóveis em áreas classificadas como de risco de desabamento ou deslizamento. Almeida ressalta a cautela que se deve ter em relação a essa problemática.

O prefeito Antídio Lunelli chamou a atenção para esse trabalho em parceria para a resolução de conflitos e melhoria na infraestrutura e melhores condições de habitação no município.

O Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Souza, João Carlos Correia Subtil, comemorou as melhorias feitas na comunidade. 

No processo de urbanização dos loteamentos, ao todo, oito ruas já estão concluídas, sete delas no Loteamento Souza. Segundo Luís Fernando Almeida, o investimento para a urbanização dessas 33 ruas chega a R$ 1,3 milhão e os recursos são da administração e do Fundo Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por dois servidores da Diretoria de Habitação e oito reeducados do Presídio Regional de Jaraguá do Sul.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

INSS divulga calendário de retomada da prova de vida

Suspensão do procedimento por mais 60 dias foi anunciada no dia 23
INSS divulga calendário de retomada da prova de vida
Saúde

Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira (26) suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h de segunda-feira (1º)
Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições
Saúde

Covid-19: Guaramirim vai vacinar idosos a partir dos 80 anos neste sábado

Todas as pessoas devem levar documento de identificação com foto e comprovante de residência para receber a dose da vacina
Covid-19: Guaramirim vai vacinar idosos a partir dos 80 anos neste sábado
Geral

Inicia ampliação e revitalização de praças de lazer em Jaraguá

A primeira, na Rua Augusto Germano João Hanemann, na Barra do Rio Cerro, que teve as obras iniciadas na semana passada,
Inicia ampliação e revitalização de praças de lazer em Jaraguá
Ver mais de Geral